Sete meses após filiação ao PSL, Comandante Moisés é eleito em SC

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

Sete meses após a filiação ao PSL, o Comandante Moisés foi eleito governador de Santa Catarina. Estreante na política, o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros derrotou o deputado Gelson Merisio (PSD), que presidiu a assembleia legislativa catarinense entre 2010 e 2016.

No primeiro turno, Merisio havia terminado em primeiro, com 31,12% dos votos, contra 29,72% de Moisés. Ao comentar a votação, o candidato do PSL atribuiu o resultado "ao sobrenatural".

Moisés foi impulsionado pelo candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), do mesmo partido, que teve 65% dos votos no primeiro turno em Santa Catarina, o maior percentual do país.

Disputa por Bolsonaro

Apesar de também ter declarado apoio a Bolsonaro, Merisio não conseguiu convencer o eleitorado. "Bolsonaro só apoia um governador aqui em Santa Catarina: eu, Comandante Moisés, 17", dizia o candidato do PSL em sua campanha.

O comandante ganhou destaque como candidato que representava a ruptura com a classe política tradicional. O programa eleitoral do PSL, divulgado nas redes sociais, anunciava: "Começa aqui o programa 'Governador de Bolsonaro'". O jingle de campanha repetia: "Minha família quer o novo, um homem trabalhador. Quer Bolsonaro presidente e Moisés governador".

Desgaste da classe política favoreceu

O processo de renovação política no país não é diferente no estado, afirmou Waldir José Rampinelli, professor do Departamento de História da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Para ele, os políticos tradicionais estão desgastados e sem credibilidade perante a sociedade. "Moisés, assim como Bolsonaro, representa uma ruptura com o sistema. Eles se beneficiaram desse movimento mais conservador", disse.

"Não significa que eles farão um governo melhor. Muitos terão em seus governos nomes conhecidos da velha política. O MDB, por exemplo, já está com Moisés e deve ocupar alguns cargos", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos