Dos favoritos a governador, Bolsonaro soma 6 apoios e Haddad, 3

Do UOL, em São Paulo

  • Agência Brasil

Pesquisas de intenção de voto nas 14 unidades federativas onde há disputa em segundo turno para governador, neste domingo (28), mostram que em seis delas o candidato favorito apoia publicamente o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL): Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rondônia, Roraima e Amazonas. Outros três estão com o presidenciável Fernando Haddad (PT): Sergipe, Rio Grande do Norte e Amapá.

Em outros três estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul), a disputa está acirrada e não é possível para falar em favoritismo.

Dos favoritos, três deles são filiados ao PSL, partido de Bolsonaro. Confirmadas as vitórias, serão os três primeiros governadores da história do PSL.

Em Santa Catarina, o pesselista Comandante Moisés, coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, lidera a disputa com 59% dos votos válidos, contra 41% de Gelson Merísio (PSD). Os números são do Ibope, divulgados na sexta-feira (26).

Em Rondônia, o Coronel Marcos Rocha, do PSL, policial militar reformado, soma 63% dos votos válidos, contra Expedito Júnior (PSDB), com 37%, mostrou pesquisa Ibope divulgada também na sexta-feira.

O terceiro estado que poderá ser governado pelo partido de Bolsonaro é Roraima. Segundo pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira, Antonio Denarium (PSL), com 54% dos votos válidos, está à frente de José de Anchieta (PSDB), com 46%.

Entre os favoritos nas pesquisas, Ibaneis Rocha (MDB) é o que tem a maior vantagem, no Distrito Federal. Ele deverá ser eleito neste domingo com 70% dos votos válidos, segundo o Datafolha, e 75%, de acordo com o Ibope. As duas pesquisas de intenção de votos foram divulgadas neste sábado.

Ibaneis chegou a sugerir, no primeiro turno, dobradinha de votos nele e em Bolsonaro, mas não declarou oficialmente seu apoio ao pesselista. O adversário dele é Rodrigo Rollemberg (PSB).

Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais, apoiou o presidenciável do PSL já no primeiro turno e se projetou por isso. Neste sábado (27), o Datafolha mostrou Zema com 70% dos votos válidos, contra 30% de Antonio Anastasia (PSDB), enquanto o Ibope apurou 68% do candidato do Novo contra 32% do tucano.

Divulgação
Romeu Zema (Novo), em MG, apoiou o presidenciável do PSL já no 1º turno

No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) tem 57% dos votos válidos, enquanto José Ivo Sartori (MDB) soma 43%, segundo o Ibope divulgado neste sábado. O tucano já tinha declarado seu voto em Bolsonaro.

No Amazonas, Wilson Lima (PSC) soma 64% dos votos válidos, contra Amazonino Mendes (PDT), com 36%, segundo o Ibope divulgado na sexta-feira (26). Os dois candidatos já declararam apoio a Bolsonaro.

No Pará, o líder Helder Barbalho, com 57% dos votos válidos segundo o Ibope publicado neste sábado, tem mantido certa neutralidade em busca do apoio tanto de petistas quanto de pesselistas. Seu adversário, Márcio Miranda (DEM), soma 43% dos votos válidos.

Cinturão petista no Nordeste

O presidenciável petista Haddad tem os apoios dos favoritos nas duas últimas eleições estaduais no Nordeste, podendo fechar o cinturão petista na região.

No Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) está na liderança, com 55% dos votos válidos, contra 45% de Carlos Eduardo (PDT), de acordo com pesquisa do Ibope divulgada na sexta-feira (26). Se confirmada, Bezerra se juntará aos outros três governadores do PT eleitos no primeiro turno, todos do Nordeste (Bahia, Ceará e Piauí).

Divulgação
Se confirmada, Bezerra se juntará aos outros 3 governadores do PT eleitos no 1º turno

Em Sergipe, o atual governador, Belivaldo Chagas (PSD), apoiador declarado de Haddad, deve ser reeleito neste domingo com 61% dos votos válidos, contra 39% de Valadares Filho (PSB), diz o Ibope divulgado neste sábado (27).

O terceiro aliado de Haddad favorito para governador é João Capiberibe (PSB), no Amapá. Segundo sondagem do Ibope, publicada na sexta-feira (26), ele acumula vantagem de seis pontos percentuais sobre Waldez Góes (PDT), mas dentro do limite da margem de erro da pesquisa, de três pontos para mais ou para menos. Capiberibe soma 53% dos votos válidos contra 47% de Waldez.

Disputas apertadas

Em São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, é difícil falar em favoritos, uma vez que a disputa se mostra mais acirrada e indefinida, segundo as pesquisas. Bolsonaro tem recebido acenos e apoios nesses três estados.

Na eleição de São Paulo, João Doria (PSDB), empatado tecnicamente com Márcio França (PSB), segundo o Datafolha e o Ibope deste sábado, já declarou seu apoio a Bolsonaro, enquanto integrantes do PSL se manifestaram em favor de França, que se disse neutro na disputa presidencial.

Nilson Fukuda/Estadão Conteúdo
Em SP, Márcio França (PSB) e João Doria (PSDB) estão tecnicamente empatados

No Rio de Janeiro, tanto Wilson Witzel (PSC) quanto Eduardo Paes (DEM) fizeram acenos para Bolsonaro, buscando aproveitar a onda bolsonarista no estado, onde Bolsonaro lidera.

Segundo o Datafolha e o Ibope, a margem de Witzel para Paes vem caindo: neste sábado, o candidato do PSC somava 53% dos votos válidos contra 47% do democrata, no Datafolha, e 54% contra 46%, no Ibope.

Em Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) e Juiz Odilon (PDT) estão empatados tecnicamente, segundo pesquisa Ibope publicada na sexta-feira. Azambuja soma 51% contra 49% de Odilon, com margem de erro de três pontos para mais ou para menos. Os dois concorrentes já declararam apoio a Bolsonaro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos