Bolsonaro vence em 21 capitais no 2º turno após perder duas para Haddad

Luciana Quierati

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook

    O presidente eleito, Jair Bolsonaro, em transmissão ao vivo após a vitória neste domingo

    O presidente eleito, Jair Bolsonaro, em transmissão ao vivo após a vitória neste domingo

O presidente eleito Jair Bolsonaro foi o mais bem votado deste domingo (28) em 21 capitais, duas a menos na comparação com o primeiro turno. O pesselista não repetiu o feito em Recife (PE) e Aracaju (SE), onde Fernando Haddad (PT) reverteu a preferência e venceu por 52,50% e 52,76% dos votos válidos, respectivamente.

O capitão da reserva do Exército venceu as eleições presidenciais com 55,13% dos votos válidos contra 44,87% de seu adversário petista. O pesselista ganhou maioria dos votos válidos em 16 estados; o petista, em 11.

Haddad, que havia vencido em apenas três capitais no primeiro turno (Salvador, São Luis e Teresina), chegou a seis nesta segunda etapa – todas na região Nordeste. Além de Recife e Aracaju, o petista obteve a maioria de votos também em Fortaleza (CE), que no primeiro turno deu vitória a Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado na ocasião.

Leia também:

Maceió, João Pessoa e Natal, demais capitais nordestinas, se mantiveram como cidades majoritariamente pró-Bolsonaro.

No plano nacional, a capital em que Bolsonaro obteve mais votos neste segundo turno foi Rio Branco, no Acre, tradicional reduto petista, onde alcançou 82,77%. Neste caso, o pesselista teve uma ascensão de 13,34 pontos percentuais a mais em relação ao primeiro turno.

O presidente eleito também teve votação expressiva, superando os 70% dos votos válidos, em Boa Vista (RR), com 78,61%; Curitiba (PR), somando 76,54%; Goiânia (GO), ao registrar 74,20%; e Campo Grande (MS), com 71,27%. 

Em São Paulo, Bolsonaro venceu com 60,38% dos votos. Na cidade, porém, Haddad obteve neste segundo turno da eleição presidencial 2,5 vezes mais votos do que na eleição para prefeito em 2016.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos