Um dia depois e pela internet, Haddad deseja sucesso e sorte a Bolsonaro

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

  • Ricardo Matsukawa/UOL

    Fernando Haddad (PT) em seu primeiro discurso após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL)

    Fernando Haddad (PT) em seu primeiro discurso após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL)

Em sua primeira menção à vitória de Jair Bolsonaro (PSL) na corrida pelo Planalto, o candidato derrotado Fernando Haddad (PT) desejou sorte e sucesso ao presidente eleito. "Nosso país merece o melhor. Escrevo essa mensagem, hoje, de coração leve, com sinceridade, para que ela estimule o melhor de todos nós", escreveu em suas redes sociais nesta segunda-feira (29).

Bolsonaro foi eleito com cerca de 55% dos votos válidos, com o apoio de quase 58 milhões de eleitores. Seu adversário, Haddad, obteve pouco menos de 45%, com 47 milhões de votos.

Segundo membros do PT, Haddad não fez nenhuma ligação telefônica a Bolsonaro após a confirmação da vitória do candidato do PSL.

No domingo (28), em sua primeira declaração após a derrota, Haddad pediu respeito a seus cerca de 45 milhões de votos e afirmou que seus eleitores não precisam ter medo. "Nós estaremos aqui. Nós estamos juntos", disse. "Contem conosco. Coragem, a vida é feita de coragem. Viva o Brasil".

A palavra "coragem" foi dita em diversos momentos do discurso de Haddad, que durou pouco menos de nove minutos. Ele disse que aprendeu com seus antepassados "o valor da coragem para defender a Justiça a qualquer preço". "A coragem é um valor muito grande quando se vive em sociedade".

No discurso de domingo, Haddad não fez referência direta a Bolsonaro, mas disse que, durante a campanha, sentiu "angústia e medo nas expressões de muitas pessoas". "Daqui a quatro anos, nós teremos uma nova eleição. Nós temos que garantir as instituições. Nós não vamos sair das nossas profissões, dos nossos ofícios. Não vamos deixar de exercer a nossa cidadania", disse.

Haddad: 'não tenham medo, nós estaremos aqui'

PT na oposição ao governo Bolsonaro

Ainda no discurso pós-derrota, Haddad pediu respeito a seu eleitorado, que "diverge da maioria, tem um outro projeto de Brasil". Ele fez referência a reveses recentes do PT: o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), momentos em que, segundo ele, "as instituições foram colocadas à prova a todo instante".

O candidato derrotado disse que, agora, sua missão é apoiar "a soberania nacional e a democracia como nós defendemos". "Nós temos uma nação, precisamos defendê-la daqueles que pretendem usurpar o nosso patrimônio". Haddad também fez referência à defesa dos direitos civis, políticos, trabalhistas e sociais, "que estão em jogo neste momento". "Portanto, nós temos uma tarefa enorme no país: defender os pensamentos, as liberdades desses 45 milhões de brasileiros que nos acompanharam até aqui".

Ele disse que o partido tem a responsabilidade de fazer a oposição ao novo governo "colocando os interesses nacionais, de todos os brasileiros acima de tudo", apontado que não deverão ser aceitas provocações nem ameaças. "Lembrando o hino nacional: 'verás que um professor não foge à luta, nem teme quem adora a liberdade à própria morte", falou, sendo aplaudido pelos militantes.

Haddad não deixou de fazer críticas indiretas ao PT, dizendo que o partido deverá voltar para as bases. "Nós vamos continuar nossa caminhada, conversando com as pessoas, nos reconectando com as bases", disse.

Análise: dificilmente Haddad será a liderança da oposição

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos