Kim: "Tendência é Bolsonaro usar as redes para constranger parlamentares"

Do UOL, em São Paulo

O deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM) acredita que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) poderia usar uma estratégia nas redes sociais de expor parlamentares que não o apoiem para aprovar pautas de seu interesse como a reforma da Previdência. "Acredito que a tendência é que ele faça, que ele se utilize das redes sociais, suas redes de comunicação para expor os parlamentares que votarem contra para tentar constrangê-los de alguma maneira".

Segundo Kataguiri, a estratégia seria uma alternativa para que Bolsonaro não vá contra as suas promessas de campanha e não recorra à 'velha política' fazendo uma composição com os partidos e nomeando indicados para o segundo escalão dos Ministérios.

Leia também:

O deputado eleito ainda avalia a situação dos parlamentares que conseguiram a reeleição e se mantiveram no Congresso Federal para 2018. Na visão dele, o sentimento dos políticos é de sobrevivência por terem conseguido a vaga mesmo com a grande renovação que ocorreu no Congresso e no Senado. Por isso, sabem que precisam do apoio de Bolsonaro e não devem se opor a ele na votação de projetos.

"O sentimento dos parlamentares que foram reeleitos é o sentimento de sobrevivência, não é de comemoração. De que a gente conseguiu sobreviver a essa onda de renovação e que, em 2022, se a gente não aprender essa nova lógica de utilizar as redes sociais, de trabalhar com modo de opinião, não vai conseguir se reeleger".

"Acredito que justamente por causa disso no primeiro momento eles teriam receio, pelo menos é o que eu tenho sentido conversando com eles, receio de votar diametralmente contra o governo Bolsonaro, pelo menos nos primeiros meses".

Kataguiri: sucesso de Bolsonaro passa por Reforma da Previdência

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos