Manifestantes pró-Bolsonaro são xingados e expulsos de campus da UnB

Antonio Temóteo*

Do UOL, em Brasília

Alunos da Universidade de Brasília (UnB) expulsaram 13 manifestantes favoráveis ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) que se reuniram nesta segunda-feira (29) para uma manifestação no Instituto Central de Ciências (ICC).

Os cartazes dos apoiadores de Bolsonaro foram rasgados, eles foram xingados e um dos manifestantes contrários ao próximo presidente cuspiu no rosto de um jovem que vestia uma camiseta com o rosto do candidato eleito.

Os manifestantes pró-Bolsonaro se identificaram como alunos da UnB e abriram as mochilas espontaneamente para revista da Polícia Militar. A confusão começou quando os alunos da universidade cantavam palavras de ordem e um manifestante gritou o nome do presidente eleito.

Os apoiadores de Bolsonaro foram obrigados a sair da UnB escoltados pela PM e por seguranças da universidade.

Leia também:

Pedido de reforço na segurança

Antes do tumulto, a UnB havia informado que estava acompanhando posts nas redes sociais e publicações sobre potenciais transtornos em razão dos resultados da eleição.

A universidade comunicou o Ministério da Educação e pediu que a Secretaria de Segurança Pública do DF e a Polícia Federal garantissem a segurança de alunos, professores e demais servidores.

A UnB também solicitou à Advocacia-Geral da União (AGU) que ingressasse com medida cautelar preventiva na Justiça para garantir a segurança do local.

No fim de semana, afirmou a universidade, em nota, foram registradas pichações e adesivagens em prédios. "Os atos incluíram a destruição de cartazes de uma exposição dos estudantes do curso de graduação em Museologia, intitulada 'Se essa rua fosse mina'", dizia o texto.

A prefeitura do campus recolheu os adesivos e limpou as pichações. Além disso, os servidores iniciaram um levantamento das imagens das câmeras de segurança.

A UnB repudiou atos de vandalismo e reiterou que é comprometida com a paz e com os valores do Estado democrático de direito, que incluem a liberdade de cátedra e de opinião, com respeito ao próximo e aos direitos humanos.

"A universidade continuará com suas atividades acadêmicas e administrativas, em atenção ao cumprimento de sua missão institucional: o ensino, a pesquisa e a extensão", acrescentou a instituição.

Ex-ministro manifesta preocupação com atos de intimidação

Mais cedo, em entrevista ao UOL, o ex-ministro Renato Janine Ribeiro, que comandou a pasta da Educação no governo Dilma Rousseff (PT), manifestou preocupação nesta segunda-feira (29) com a possibilidade de atos de censura e intimidação em diferentes universidades públicas no Brasil.

Janine disse que o momento é de as universidades brasileiras "entrarem em estado de alerta". "Numa universidade, é normal que divergências se discutam, mas jamais será tratada pela base da violência, do cala-boca e da agressão física", afirmou, em entrevista aos blogueiros do UOL Josias de Souza e Leonardo Sakamoto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos