PV confirma aliança com Rede e Eduardo Jorge será vice de Marina

Pedro Venceslau

São Paulo

  • Raquel Cunha/Folhapress

    Eduardo Jorge vai votar de bicicleta em 2014

    Eduardo Jorge vai votar de bicicleta em 2014

O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, confirmou ao Estadão/Broadcast que o partido fechou nesta quinta-feira, 2, uma aliança com a Rede Sustentabilidade e que o ex-deputado Eduardo Jorge será candidato a vice na chapa de Marina Silva à Presidência nas eleições 2018.

"O PV entendeu que essa aliança fortalece as composições nos Estados", disse Penna. Segundo o dirigente, o anúncio oficial da aliança será feito nesta sexta-feira, 3.

Dirigentes da Rede e do PV se reuniram na manhã desta quinta-feira, 2, em São Paulo para selar o acordo. Após o convite da Rede a Eduardo Jorge, o PV passou a discutir internamente o apoio, mas havia resistências locais. Penna disse ainda que os dois partidos têm uma forte "proximidade programática". Em 2010, Marina Silva disputou a Presidência pelo PV.

Para não ficar isolada, Marina apostava suas fichas no PV e queria anunciar o vice na convenção nacional, no sábado, 4. Apesar de uma ala do PV defender o apoio à pré-candidata da Rede, um grupo da sigla ainda resistia à aliança em função dos acordos nos Estados. Há coligações regionais em que o PV está fechado com PSDB ou com o PDT, que têm presidenciáveis. As divergências foram superadas nesta quinta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos