Em dia de julgamento sobre racismo, Bolsonaro dispara críticas ao STF

Constança Rezende

Do Rio

  • WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

    Jair Bolsonaro participa de entrevista, em Irajá, na zona norte do Rio

    Jair Bolsonaro participa de entrevista, em Irajá, na zona norte do Rio

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, disparou nesta terça-feira (28), pela manhã críticas contra os ministros do STF e a própria Corte, em visita à Central de Abastecimento do Rio (Ceasa), em Irajá. Bolsonaro chegou a mandar o que chamou de "recado" aos ministros do STF para que respeitem o artigo 53 da Constituição, que diz que "deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos". Nesta terça-feira, o STF vai decidir se tornará Bolsonaro réu por denúncia de racismo.

"Quero mandar um recado para o STF: respeite o artigo 53 da Constituição que diz que eu, como deputado, sou inviolável por qualquer opinião. E ponto final, p...(sic). A missão do STF não é fazer leis. Eles querem agora legalizar o aborto. Não é atribuição deles e ponto final. Eles têm que ser respeitados? Têm. Mas têm que se dar ao respeito também. Não é porque a Câmara não decide que eles devem legislar. Respeito o STF, mas eles têm que respeitar o povo brasileiro", disse o candidato.

Bolsonaro também fez referência sobre as religiões dos ministros. Segundo ele, não há nenhum ministro do STF que se diga católico ou evangélico e atribuiu o fato a indicações do PT. "Nós somos 90% cristãos, por que não temos nenhum lá dentro (STF)? Porque, de acordo com indicação política, o PT botou oito. O PT botou gente (no STF) que interessa ao seu projeto de poder", afirmou.

O candidato acrescentou que os ministros do STF estão "na iminência de interpretar a perda de liberdade após condenação em 2ª instância". Segundo ele, com a suposta aprovação, iria "todo mundo pra fora". "É um estímulo para a corrupção", emendou.

Questionado por seus próprios eleitores, em entrevista coletiva que seria para a imprensa, qual a sua proposta para o STF, Bolsonaro negou que fosse por meio de concurso. Ele disse que aceitaria esse modelo "se fosse para todos os 11, começando do zero". "Do modo que está, vão ter três indicações no futuro. Vocês sabem o perfil que indicarei. Vamos tentar buscar equilibrar o jogo", argumentou.

Bolsonaro também teceu frases sobre a avaliação da opinião pública sobre o Judiciário. Segundo ele, pesquisas comprovaram que o Judiciário está mal visto sob esse aspecto "para a sua tristeza". "Eu gostaria que eles estivessem lá em cima. Hoje em dia, aquele que faz a coisa certa é idolatrado. Olha o Sérgio Moro, que faz a coisa certa e é idolatrado", disse.

STF decide se Bolsonaro vai se tornar réu

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos