ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

5. Argello (PTB-DF) faz emenda de R$ 3 milhões que valoriza terras de seu filho

Data de Divulgação

21.jan.2011

O escândalo

O senador Gim Argello (PTB-DF) apresentou emenda de R$ 3 milhões ao Orçamento da União para obras que valorizam terras de seu filho, em Goiás, publicou a revista "Época", em 21.jan.2011.

O dinheiro da emenda é do Ministério das Cidades. As obras são para infraestrutura em Cidade Ocidental, município de 55 mil habitantes, situado a 50 km de Brasília, informa a reportagem de "Época". Segundo a revista, a emenda foi apresentada antes de Gim perder o posto de relator do Orçamento de 2011, em dezembro de 2010, justamente por causa de um escândalo em que ele aparece relacionada a desvio do dinheiro de emendas (o Monitor de Escândalos também registrou esse caso em detalhes).

Segundo a revista, a família Argello tem investimentos imobiliários em Cidade Ocidental. O filho mais velho de Gim, Jorge Argello Júnior, de 20 anos, é autor da ação judicial que pretende definir limites de uma propriedade rural de 151 hectares no município (equivalente a cerca de 150 campos de futebol), informa "Época".

"A região onde até há pouco tempo havia apenas fazendas e chácaras vive acelerada expansão urbana, impulsionada pelo boom imobiliário que ocorre em áreas dentro do Distrito Federal. A eventual construção de obras de infraestrutura terá como efeito direto uma valorização ainda maior da área", analisa o texto da revista.

A reportagem ainda apresenta depoimentos de moradores de Cidade Ocidental atestando a existência de "assédio imobiliário" e afirma que "Gim tem papel importante na transformação sofrida pelo município". Foi o senador quem anunciou, por exemplo, projetos de habitação para construir, no local, 30 mil casas e apartamentos com recursos do Minha Casa Minha Vida (programa do Governo Federal).

Argello Júnior, conhecido como Ginzinho, é corretor de imóveis como o pai. É sócio majoritário da Terraforte Empreendimentos e Participações S.A, assim como Luis Felipe Argello, de 18 anos, o caçula do senador Gim. Em visita à sede da Terraforte, a revista "Época" encontrou apenas a residência de uma costureira. Voltando ao local, viu "afixada na porta uma placa de papelão com o nome da Terraforte".

A mesma reportagem de "Época" revela que Argello emprega, em seu gabinete, a namorada de seu filho. Esse é outro escândalo registrado pelo Monitor de Escândalos de 2011.


Outro lado
A revista "Época" publicou que procurou o senador Gim Argello para comentar a emenda que valoriza terras onde sua família tem interesse. "O senador afirmou que não há em sua vida pública ou na vida profissional de seus filhos nenhuma irregularidade", informou a revista, em 21.jan.2011. A reportagem (aqui) é concluída com a seguinte afirmação: "se o dinheiro for liberado, como deseja Gim, ele terá de explicar como a verba do Orçamento foi usada em benefício de negócios de sua família".

O que aconteceu?

Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos