ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

30. Câmara pagou 42 passagens para ex-diretor do Senado João Carlos Zoghbi e família

Data de Divulgação

23.04.2009

O escândalo

"A família do ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi fez 42 viagens, das quais pelo menos dez ao exterior, por meio da cota de passagens aéreas da Câmara", informou o site Congresso em Foco. As viagens saíram das cotas de 12 congressistas diferentes. Foram passageiros 7 integrantes da família.

Zoghbi dirigiu o setor de RH do Senado até março. Abandonou o cargo depois da divulgação da informação de que havia repassado um apartamento funcional aos filhos. Até o ano passado, sete parentes dele trabalhavam na instituição até o Senado começar a cumprir a súmula antinepotismo do STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo o site Congresso em Foco, as passagens para Zoghbi e sua família saíram da cota dos deputados Enio Bacci (PDT-RS), Julião Amin (PDT-MA), Armando Abílio (PTB-PB), Cezar Silvestri (PPS-PR), Nazareno Fonteles (PT-PI), Valadares Filho (PSB-SE), Nilson Pinto (PSDB-PA), Aníbal Gomes (PMDB-CE), Veloso (PMDB-BA), Francisco Tenório (PMN-AL), Zé Geraldo (PT-PA) e Ayrton Xerez (DEM-RJ).

Enio Bacci, Julião Amin, Nazareno Fonteles e Valadares Filho se disseram surpresos ao serem informados sobre o uso da cota pela família Zoghbi. Negaram ter autorizado a emissão dos bilhetes. Xerez não foi localizado. Os outros não responderam ao Congresso em Foco. O ex-diretor também aparece nos escândalos 6 e 41.

 

O que aconteceu?

Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos