ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

80. Justiça condena Cristovam Buarque (PDT-DF) por improbidade

Data de Divulgação

14.set.2011

O escândalo

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou o senador Cristovam Buarque (PDT) por improbidade administrativa, noticiou o portal "G1", das Organizações Globo, em 14.set.2011.

"Buarque teria usado dinheiro público para produzir material publicitário com fins eleitorais em 1995, época em que era governador do DF [Distrito Federal]", informa o texto do portal.

O portal informa que um secretário de Buarque também foi condenado por improbidade. Os dois precisarão devolver cerca de R$ 146 mil, valor gasto com a produção do CD "Brasília de Todos Nós - 1 ano de Governo Democrático e Popular do Distrito Federal". A dupla terá que pagar, segundo o texto, multa igual a cinco vezes o salário que recebiam na época em que cometeram o ato entendido pelo tribunal como improbidade.

"Segundo a denúncia do Ministério Público do DF, o material publicitário, produzido sob o pretexto de divulgar informações sobre os programas desenvolvidos no primeiro ano de gestão do governo de Buarque, tinha como real finalidade promover a imagem do governador, que na época tentava a reeleição", informou o portal "G1".

Outro lado
A assessoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) informou que o político vai recorrer da condenação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal em todas as instâncias possíveis. Afirmou também que a condenação é "desproporcional".

O que aconteceu?

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) deve recorrer da condenação imposta pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

O Ministério Público também recorreu, pedindo a suspensão dos direitos políticos dos condenados por três anos, afirmou o texto do "G1". O pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça. "De acordo com a 2ª turma cível do tribunal, "não se afigura razoável nem proporcional à gravidade do ato ímprobo praticado pelos réus suspender-lhes os direitos políticos, porquanto a fixação da pena de natureza civil é acertada", publicou o portal.

UOL Cursos Online

Todos os cursos