ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

32. Romário (PSB-RJ) emprega modelo e amigo com dinheiro da Câmara

Data de Divulgação

12.abr.2011

O escândalo

O deputado Romário (PSB-RJ) nomeou para trabalhar em seu gabinete em 8.abr.2011 a modelo e atriz Bella Rodrigues e o ex-goleiro amador Luiz Cláudio Henriques, noticiou o "Correio Braziliense" em 12.abr.2011 (aqui, para assinantes do jornal; e aqui, reprodução aberta a todos os internautas no site do Ministério do Planejamento).

Luiz Cláudio, segundo o jornal, "é amigo de infância de Romário e jogou com o ex-atleta no time Estrelinha, criado pelo pai do deputado fluminense, Edevair de Souza Farias". Bella Rodrigues, por sua vez, participou de novelas da Globo, Record e Bandeirantes, informou o "Correio".

O jornal também chamou atenção para o nome da dentista Edianne de Abreu, que aparece na lista de funcionários do escritório parlamentar do deputado fluminense. "A odontóloga hospeda nas redes sociais da internet fotos em que demonstra proximidade com Romário. Os registros foram feitos em festas, boates e na praia. A nomeação de Edianne é de 15 de fevereiro e ela mantém registro ativo no Conselho de Odontologia", diz o jornal.

"Romário contratou 16 pessoas, até agora, com a verba de R$ 60 mil que a Câmara concede para os deputados usarem na montagem do gabinete em Brasília e nos escritórios de apoio. Onze dos 16 funcionários do mandato do deputado do PSB dão expediente no Rio de Janeiro, de acordo com o chefe de gabinete de Romário, Marco San", publicou o "Correio".

Outro lado
Bella disse, segundo o "Correio", que "ainda não começou a trabalhar" como secretária parlamentar apesar de a nomeação já ter ocorrido. Disse também que não sabe se cumprirá expediente no Rio ou na Câmara. "Fui convidada, mas ainda não comecei a trabalhar. Vai ter uma reunião na próxima semana para saber se vou trabalhar no Rio ou em Brasília", afirmou.
 
Luiz Cláudio, de acordo com o jornal, diz ser assessor particular de Romário. "Em depoimento registrado na biografia do ex-atleta, ele revela que já dirigiu o carro da mãe e da irmã de Romário e recusou convite para acompanhar o ex-jogador na Holanda e trabalhar no Café do Gol, casa noturna que pertenceu ao deputado", publicou o "Correio".

O chefe de gabinete de Romário, Marco San, explicou ao jornal que, apesar de a modelo, a dentista e Luiz Cláudio exercerem atividades paralelas às funções de assessores do congressista, cumprem horário e atuam na "articulação" política do mandato.

"Todas essas pessoas já ajudaram a gente antes da campanha, em contatos, em articulações. Cada um tem seu valor, sua expertise política. Todo mundo pode trabalhar em política. Independentemente da especificidade de cada um, são pessoas que estão trabalhando com a gente na construção do mandato, naquilo que convém para a gente, nas articulações do dia a dia", disse Marco San, segundo o "Correio".
 
O chefe de gabinete também explicou que a modelo não é ocupada em tempo integral com suas atividades artísticas. "A Izabella, na verdade, faz ponta. Ela quer ser atriz, já fez teatro. Eventualmente faz uma ponta. Ela vem aqui no escritório, cumpre as atividades que determino como chefe de gabinete. Ela foi nomeada sexta-feira, vem trabalhando politicamente com a gente. Eu vou acelerar mais as atividades dela, mas a formalidade foi feita na sexta-feira", afirmou.
 
A dentista, segundo Marco San, também  concilia as atividades de assessora com seu outro trabalho. "Ela, eventualmente, de vez em quando, fazia também (trabalhos como dentista), porque determinados horários ela tenta conciliar. Mas ela faz um trabalho político para a gente em Nova Iguaçu. É uma pessoa importante para nós nesse quesito. Cumpre horários, as coisas que têm que ser cumpridas, a carga horária. Fora desses horários é a vida de cada um", disse ao "Correio".

O que aconteceu?

Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos