ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

50. Servidores do Senado moram irregularmente em apartamentos da Casa

Data de Divulgação

17.jun.2011

O escândalo

O Senado decidiu em 16.jun.2011 devolver para a União apartamentos que eram administrados pela Casa e estavam ocupados irregularmente por seus próprios funcionários, noticiou o jornal "Correio Braziliense" em 17.jun.2011 (aqui para assinantes do jornal e aqui para todos os internautas no site do Ministério do Planejamento). Segundo o "Correio" o Senado repassou um "pepino" para a União.

São 11 apartamentos ocupados irregularmente por servidores, pois seriam reservados a senadores, afirmou a reportagem. No entanto, "praticamente todos os ocupantes dos apartamentos", disse o "Correio", "foram indicados por senadores ou por diretores influentes da Casa".

Entre os ocupantes dos apartamentos, dois não trabalham mais no Senado, informou o jornal. "Um ocupou o cargo de motorista de um senador na década de 1990 e outro recorreu à Justiça para garantir sua permanência no apartamento. O caso ainda não foi resolvido e, enquanto isso não ocorre, o ex-servidor continua morando no local".  

Dos que ainda trabalham no Senado, publicou o "Correio", há funcionários da Primeira-Secretaria, do Serviço de Atendimento aos Parlamentares, da Polícia Legislativa, da Secretaria de Engenharia e do gabinete de um senador, são efetivos da Casa. Também estão na lista três funcionárias comissionadas que trabalham nos gabinetes de três senadores. Nenhum nome de servidor foi revelado pelo jornal.

O jornal chamou atenção para casos particulares. Em um deles,  "a situação é tão esdrúxula que chegou a motivar uma ação na Justiça movida pela ex-mulher de um dos ocupantes dos imóveis. Ela reivindica um dos apartamentos, que pertencem à União e estão há décadas cedidos ao Senado", comentou a publicação. Outro caso destacado é de uma servidora que ocupa um dos apartamentos desde 1985, "três anos antes de ela chegar oficialmente ao Senado", observou o "Correio".

Outro lado
A Mesa Diretora da Casa decidiu em 16.jun.2011 devolver os apartamentos para a União, livrando-se assim da responsabilidade pelos inquilinos, publicou o "Correio". Segundo o jornal, "o primeiro-secretário, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), não deu qualquer detalhe sobre como será feita a devolução dos imóveis". Lucena é o responsável pela proposta aprovada pela Mesa Diretora, mas, de acordo com o jornal, limitou-se a dizer que o Senado "não tem obrigação" com os apartamentos. "Eu não tive a preocupação de saber quem são essas pessoas", disse, segundo a reportagem.

O que aconteceu?

Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos