Topo

10 expressões que aprendemos graças à Lava Jato

Do UOL, em São Paulo

16/03/2016 06h00Atualizada em 16/03/2016 08h06

No começo de março, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado para depor em uma delegacia da Polícia Federal, na capital paulista. Assim como ele, mais de 115 pessoas foram alvo de mandados de condução coercitiva durante a Operação Lava Jato, que investiga um grande esquema de corrupção na Petrobras.

A condução coercitiva determina que a pessoa seja escoltada pela autoridade policial até a delegacia. Nesse caso, o indivíduo não tem a opção de ir ou não; ele é obrigado por lei a prestar depoimento.

Essa expressão é uma das várias que temos aprendido ao longo dos últimos quase dois anos de atuação da força-tarefa da Lava Jato. "Offshore", "usufrutuário", "pixuleco" são algumas outras palavras descobertas nessa mistura de alta e baixa cultura. Você sabe o significado dessas palavras? 

Palavras e expressões da Lava Jato

  • Zanone Fraissat/Folhapress

    Condução coercitiva

    Medida que obriga a pessoa a ser conduzida à delegacia pela autoridade policial. Em geral, a ação é determinada quando o indivíduo não atende a uma intimação de comparecer à presença do delegado sem dar justificativa.

  • Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo

    Delação premiada

    A força-tarefa da Lava Jato já acertou cerca de 50 acordos de delação premiada desde o começo de suas atividades em 2014. As colaborações mais conhecidas foram do doleiro Alberto Youssef (foto acima) e dos ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa. Os acusados podem ter as suas penas reduzidas caso concordem em fornecer informações que ajudem nas investigações.

  • Rafael Andrade/Folhapress

    Acordo de leniência

    A medida é parecida com a delação premiada. O acusado aceita dar informações em troca de redução ou até extinção da pena. A diferença é que a delação é firmada com o Judiciário, e a leniência, com órgãos administrativos do Executivo. A Operação Lava Jato acertou até o momento cinco acordos de leniência. No caso de empresas, elas colaboram com as investigações, pagam multas milionárias e conseguem a garantia de poder assinar novos contratos com a administração pública. A companhia holandesa SBM Offshore (foto acima) é uma das empresas que fecharam esse tipo de acordo.

  • Fabio Braga/Folhapress

    Pixuleco

    O nome das 17ª e 18ª fases da Operação Lava Jato, realizadas em agosto de 2015, foi uma referência ao termo usado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para se referir ao dinheiro cobrado de empreiteiras no esquema de corrupção da Petrobras. A palavra acabou sendo usada por grupos anti-Dilma para batizar o boneco inflável de Lula vestido de presidiário, que é figura constante nos protestos contra o governo federal.

  • Luis Macedo/Câmara dos Deputados

    Usufrutuário

    A palavra foi usada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao se defender da acusação de ter contas milionárias na Suíça. Ele alega que é "usufrutuário em vida" de ativos geridos por um truste (monopólio de empresas). Usufrutuário é aquele que não é dono, mas tem direito, por lei, de usar determinado bem.

  • Karen Bleier/AFP

    Repatriação

    Em dois anos, a força-tarefa da Lava Jato recuperou R$ 2,9 bilhões do dinheiro desviado da Petrobras. Desse valor, R$ 659 milhões são recursos repatriados. O dinheiro estava em contas no exterior e foi trazido para o Brasil.

  • Ed Beaty/AP

    "Offshore"

    A palavra inglesa significa "além-mar". No mundo dos negócios, uma empresa "offshore" é aquela aberta no exterior, em geral em paraísos fiscais, com o objetivo de driblar os altos impostos e a legislação local. Os paraísos fiscais aceitam aplicação de dinheiro sem comprovação de sua origem e têm sigilo bancário garantido. As Ilhas Cayman (foto acima), no Caribe, são um dos principais paraísos fiscais do mundo. A Lava Jato investiga o uso de empresas e contas "offshore" para pagamento de propina no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras.

  • Reprodução/História romana

    Catilinárias

    O nome de uma das fases da Lava Jato, deflagrada em dezembro de 2015, se refere a uma série de discursos do cônsul romano Marco Túlio Cícero contra o senador Lúcio Catilina, acusado de tentar derrubar a República. Uma das frases mais conhecidas do discurso é: "Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?". Leia mais

  • Alfredo Mergulhão/Estadão Conteúdo

    Aletheia

    A palavra do grego antigo que significa "verdade" e "realidade" deu nome à 24ª fase da operação. E não foi a primeira vez que a Polícia Federal batizou suas ações no âmbito da Lava Jato com expressões em outros idiomas. Em setembro de 2015, a 19ª fase foi chamada de "nessum dorma", que quer dizer "ninguém dorme", em italiano. Em junho do ano passado, a operação foi denominada "erga omnes" ("vale para todos", em latim). Leia mais

  • Reprodução/statusoffshore.com

    Navio-sonda

    A força-tarefa da Lava Jato investiga a suspeita de que contratos milionários para operação de navios-sonda envolveu o pagamento de propina. Esse tipo de embarcação é projetado para perfurar poços de petróleo e gás.