Fórum Social Mundial tem marcha de abertura à prova de chuva

Karina Yamamoto
Enviada do UOL Notícias
Em Belém (PA)

Como já previa a meteorologia, choveu torrencialmente na tarde desta terça (27), em Belém, sede do FSM. No auge da tempestade tropical, por volta das 16h o carro de som do PC do B (Partido Comunista do Brasil) reproduzia o Hino Nacional.

Faça sol ou faça chuva...

  • Karina Yamamoto/UOL

    Participantes do Fórum Social Mundial realizam marcha de abertura sob forte chuva em Belém, no Pará; percurso era
    de 4 km e, segundo um dos organizadores, havia cerca de 2.000 pessoas na passeata

Mesmo sob forte chuva, participantes da marcha de abertura do FSM (Fórum Social Mundial) mantiveram a animação. Batuques, sambas, carros de som puxavam os manifestantes.

"Não podia chover em melhor hora, ela [a chuva] veio nos receber", disse o integrante do PC do B, Vanderlei Pinheiro, 31. Protegido por uma capa de plástico fino, ele era um dos mais empolgados ao redor do carro de som do partido.

Segundo a Polícia Militar, o número de participantes da marcha chegou a 60 mil. A multidão percorreu algumas das principais avenidas da capital paraense - saindo da escadinha do cais do porto, ao lado da Estação das Docas e seguiu até a Praça do Operário, no bairro São Braz.

Entre os participantes havia espaço para inúmeras reivindicações - das mães que buscam pelos filhos desaparecidos aos grupos em luta contra o "imperialismo", passando pela defesa da Palestina. Bandeiras vermelhas dos partidos de esquerda, como o PC do B e PSTU, também flamejavam no horizonte. No início da passeata, entre o cais e a Praça da República, pelo menos, a reportagem do UOL não encontrou nenhuma bandeira do PT (Partido dos Trabalhadores) de Lula.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos