Itamaraty diz que convocação de embaixador sobre caso Battisti é instrumento diplomático

Do UOL Notícias*
Em São Paulo (SP)

A assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira (27) que o Itamaraty não vai comentar a convocação pelo governo italiano de seu embaixador no Brasil, Michele Valensise, para consultas sobre o caso Cesare Battisti. O ministério avaliou a decisão como um "instrumento de decisão diplomática comum" entre os países.

A assessoria chegou a fazer comparações ao período de relações conturbadas enfrentado por Brasil e Equador no ano passado e lembrou que o governo brasileiro, na época, também tomou a decisão de convocar seu embaixador no país vizinho para consultas.

Em nota divulgada hoje, o Ministério do Exterior da Itália informou que a decisão de chamar Valensise a Roma foi tomada após reunião com o primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi. O comunicado italiano se refere ao desenrolar do processo de extradição de Cesare Battisti como uma "grave decisão" por parte do governo brasileiro e, em especial, do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza.

Souza enviou parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal) recomendando a extinção do processo sem julgamento do mérito. Com base neste parecer, o presidente do STF, Gilmar Mendes, vai analisar o pedido da defesa de Battisti, que pede a liberdade do italiano.

Battisti, de 54 anos, é condenado por quatro assassinatos cometidos na década de 70 enquanto militava no Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). No Brasil, o ex-ativista foi preso no Rio de Janeiro em 2007.

No dia 13 de janeiro passado, o ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, concedeu a ele o status de refugiado político, o que garante que ele deixe a prisão e possa trabalhar e morar no Brasil.

* Com informações das agências Brasil e Ansa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos