Lula diz que se sente um "levantador de moral" em tempos de crise

Yara Aquino
Da Agência Brasil
Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (5) que se sente um "levantador de moral" nesse momento de crise financeira mundial.

"Tenho sido uma espécie de levantador de moral de companheiros empresários, não tampouco dos empresários que tenho chamado para dizer a eles que tem que manter o investimento, tenho chamado o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] para dizer que tem que facilitar a liberação do investimento, e os ministros para pedir que comecem a contratar as obras deste ano em dois ou três turnos de trabalho", explicou.

Antes, Lula fez uma comparação com o tempo em que foi líder sindical e era escalado para falar aos trabalhadores no momento de encerrar uma greve, sem deixar que eles se sentissem derrotados. "O pessoal dizia que o meu papel era o de levantar o moral do pessoal, então eu ia para porta de fábrica já quando tudo estava muito difícil para levantar o moral da tropa".

E completou: "Eu me sinto hoje como se fosse um momento daquele dos anos 80. Eu me sinto um pouco o levantador de moral em função da crise econômica mundial que se abateu e da qual ainda não sabemos o resultado definitivo".

As declarações de Lula foram feitas durante discurso em Gurupi, no Tocantins, onde inaugurou a Hidrelétrica São Salvador, que vai gerar energia suficiente para o abastecimento de uma cidade de 1 milhão de habitantes.

A hidrelétrica faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é a primeira financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos totais foram de R$ 850 milhões, sendo R$ 570 milhões do BNDES.

A construção, operação e manutenção da usina está a cargo do consórcio Companhia Energética São Salvador, composto pela Tractebel Energia, Andrade Gutierrez e Odebrecht, que têm direito a 30 anos de uso do bem público.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos