Com 21 anos, prefeito leva cartaz para encontro com Lula

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

O jovem Leonardo Sette Cintra, 21 anos, do PSDB, chamou a atenção do presidente Lula durante a cerimônia de abertura do Encontro Nacional de Prefeitos, nesta terça-feira (10), em Brasília. Com um pequeno cartaz improvisado, ele 'avisou' ao presidente que o mais jovem prefeito eleito em 2008 estava na platéia. Ganhou citação durante o discurso e pôde trocar algumas palavras com o presidente ao final da cerimônia.

Cintra saiu comemorando e dando entrevistas. "O presidente me recebeu de forma muito satisfatória. Fiquei feliz por ele ter lembrado de mim, mesmo que eu tenha ajudado", comemorou. "Eu consegui falar com ele depois e aproveitei para falar das necessidades do município e pedir uma reunião. Consegui falar com três assessores dele para tentar marcar", completou.

Leonardo assumiu a prefeitura de Almas, no Tocantins, no início deste ano, mas apesar da pouca idade está acostumado com o ambiente de Brasília, que sempre frequentava com o pai, Osmar Lima Cintra. Aliás, foi por meio dos eleitores do pai que ele venceu a disputa no último pleito. Isso porque entrou no páreo na véspera da votação, depois que o pai foi impedido de disputar as eleições por conta de irregularidades.

"Ele entrou na disputa 24 horas antes das eleições", enfatizou o pai, secretário administrativo da prefeitura, ao falar do filho. "Eu tive um problema com a minha candidatura, mas já não tem nenhuma pendência, ele foi empossado, está tudo certo", completou Osmar.

O jovem Leonardo preferiu comemorar o destaque que ganhou no evento, por conta da lembrança do presidente Lula. "Era importante esse contato já que eu sou o prefeito mais jovem, do Estado mais jovem do país e prefeito de um dos municípios mais jovens do Estado", destacou.

Para ele, o mais importante do evento é o contato com outros prefeitos "mais experientes". "O ambiente está bastante familiar. Eu conheci bastante prefeitos, o que é bom para adquirir experiência", disse.

Ao citar alguns dados básicos do seu município, contou mais uma vez com a ajuda do pai. "Almas tem 8.000 habitantes, 0,6% do orçamento do Estado e 4.125 km2", disse, para ser corrigido em seguida. "São 4.107 km2", disse Osmar, que foi prefeito de 1997 a 2004.

Os dois integrantes da família Cintra viajaram a Brasília acompanhados de sete vereadores e um assessor jurídico. Mas a assessoria pessoal do prefeito ficou sob responsabilidade exclusiva do pai.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos