Lula nega antecipação de campanha à Presidência da República

Yara Aquino
Da Agência Brasil
Em Brasília (DF)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou hoje (13) como "absurda" e "pequena" a acusação da oposição de que ele estaria antecipando a campanha de 2010 para a Presidência da República com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Lula afirmou que a ministra vai continuar viajando para fiscalizar as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

"Está sob a responsabilidade dela [Dilma] a coordenação do conselho gestor [do Programa de Aceleração do Crescimento]. Portanto, seria um fato inusitado proibirem as pessoas responsáveis pelas obras de fiscalizarem as obras".

Proibir Dilma de visitar obras seria inusitado, afirma Lula

Segundo ele, neste momento interessa mais à oposição fazer campanha e os candidatos dos outros partidos não vão ficar "dentro de uma redoma de vidro" até as convenções partidária.

"E impensável, é pensar pequeno. Acho que eles sabem que os candidatos deles estão viajando. Quem tem interesse neste momento de fazer campanha são eles, não sou eu. Eles têm como única obrigação fazer campanha e encontrar um discurso e nos temos a obrigação máxima de cuidar do Brasil, do povo brasileiro".

Na última quarta-feira o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, disse que Lula estava antecipando a campanha para 2010 e lembrou que a legislação eleitoral não permite campanhas antes do prazo legal. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esse prazo começa em julho de 2010, após a realização das convenções partidárias para a escolha dos candidatos.

No dia seguinte, o líder do Democratas (DEM), Ronaldo Caiado (DEM-GO,) chegou a dizer que o partido entraria com uma representação no TSE contra Lula e a ministra Dilma por campanha eleitoral antecipada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos