Senador lê carta em que Battisti se diz "desarmado frente à hostilidade de adversários"

Do UOL Notícias
Com a Agência Senado

Em uma carta lida nesta quinta-feira na tribuna do Senado pelo senador José Nery (PSOL-PA), o ex-ativista Cesare Battisti reafirmou sua "inocência" e disse estar "desarmado frente à hostilidade de seus adversários".

Mais sobre o caso Battisti

  • AP

    Preso no Brasil desde 2007, Battisti recebeu o status de refugiado político por decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro



A carta teria sido escrita ontem (18) por Battisti, ex-integrante da organização de extrema esquerda PAC (Proletários Armados pelo Comunismo).

"A MINHA SITUAÇÃO É TERRÍVEL", DIZ BATTISTI



Depois de receber pena de prisão perpétua na Itália por quatro homicídios nos anos 70, ele fugiu do país e obteve o estatuto de refugiado no Brasil em janeiro passado, em decisão que causou tensão diplomática entre os dois países e que pode ser revista pelo Supremo Tribunal Federal.

O senador Nery recebeu a carta do colega Eduardo Suplicy (PT-SP). Ele disse que a situação jurídica de Battisti, que está detido desde 2007 na penitenciária da Papuda, em Brasília, deve ser tratada de forma "honesta, justa, serena, sem paixões exacerbadas e desmedidas".

Entrevista Toni Negri

Itália insulta o Brasil no caso Battisti, diz filósofo italiano



Em janeiro deste ano, o ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu o status de refugiado político a Cesare Battisti, o que provocou protestos do governo italiano, que exige a extradição do ex-ativista. A questão ainda será examinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a quem as autoridades italianas recorreram na tentativa de reverter a decisão do governo brasileiro, pois consideram que o ato pode prejudicar a decisão sobre o processo de extradição, que também está sendo analisado pelo STF.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos