Mais violenta, Porto de Pedras (AL) recebe 1 policial para cada 82 pessoas para nova eleição

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Notícias
Em Maceió

Com segurança reforçada, quatro municípios de Alagoas elegem prefeitos neste domingo

Com histórico de campanhas eleitorais violentas, o município de Porto de Pedras, a 100 km de Maceió, é o que receberá maior atenção das autoridades.

Com 10 mil habitantes, o local terá 121 policiais nas ruas neste domingo, o que dá uma média de um militar para cada 82 pessoas. Em dias comuns, são apenas seis homens que fazem essa escala.

Porto de Pedras

População: 10.321
Eleitores: 6.452
Área: 266 km²
Candidatos: Ednaldo Almeida (PTB) x Júnior Boi Lambão (DEM)
Número de PMs neste
domingo:
121

Às vésperas do Carnaval, o juiz eleitoral do município, Gustavo Lima, decidiu suspender qualquer atividade festiva, para conter acirramento de ânimos. Mesmo assim, na terça-feira de Carnaval, uma bomba caseira foi atirada em um carro de som que fazia campanha para o candidato e atual prefeito interino da cidade, Ednaldo Costa (PDT). No caso, a Polícia Civil indiciou o ex-vereador Benedito Glaudino da Silva.

Tanto o juiz eleitoral como o promotor da cidade Flávio Gomes foram procurados pela reportagem do UOL Notícias para falar como estão os preparativos para o dia da eleição e o clima no município, mas não atenderam às ligações.

Porto Real do Colégio

População: 17.947
Eleitores: 13.472
Área: 240 km²
Candidatos: Eval da Tapera (PC do B) x Maria Rita Bonfim (PTB)
Número de PMs neste
domingo:
166

A Justiça Eleitoral convocou eleições nos quatro municípios de Alagoas que realizam eleições amanhã (15) devido a irregularidades com os candidatos vencedores.

Em Estrela de Alagoas, a reeleição da prefeita Ângela Garrote foi anulada porque ela tentaria um terceiro mandato consecutivo na cidade - ela assumiu o cargo no meio do quadriênio 2001-2004, duas gestões antes da atual.

Em Porto de Pedras, o motivo foi semelhante. Rogério Farias (PTB) foi eleito com 52,7% dos votos, mas acabou não assumiu o cargo porque, entre 2001 e 2004, já havia sido prefeito do município de Barra de Santo Antônio, também no litoral Norte do Estado.

Estrela de Alagoas

População: 16.694
Eleitores: 12.069
Área: 264 km²
Candidatos: Chico Fausto (PMDB) x Zé Almerino (PP)
Número de PMs neste domingo: 116

Rogério, que é irmão do ex-tesoureiro de campanha Fernando Collor à presidência, Paulo César Farias, chegou a ser preso pela Polícia Federal durante a Operação Voto Nulo.

Além dele, também foram presos o juiz eleitoral da cidade, Rivoldo Sarmento, e mais cinco pessoas, entre elas um vereador eleito. No município, a PF descobriu um esquema que envolveu o vazamento de dados oficiais da Justiça Eleitoral e a confecção de centenas de títulos eleitorais falsos.

Em Porto Real do Colégio e São José da Laje, os vencedores tiveram problemas de prestação de contas e as candidaturas impugnadas pelo TSE. Paulo Roberto Pereira, o Neno (PTB), foi vencedor em São José da Laje, mas teve contas rejeitas no Tribunal de Contas da União (TCU).

São José da Laje

População: 22.282
Eleitores: 15.082
Área: 265 km²
Candidatos:
Duduí (PP) x Marcos do Hospital (PTB)
Número de PMs neste
domingo:
104

Já José Reis (PMDB), eleito em Porto Real do Colégio, tem três condenações no Tribunal de Contas da União e responde ainda a duas ações de improbidade administrativa.

Além dos quatro municípios que vão às urnas neste domingo, mais dois deverão ter nova eleição em abril. São eles: Joaquim Gomes e Tanque D'Arca. "Certamente esse número vai crescer, já que temos uma força-tarefa em Alagoas que analisa os mais de 300 inquéritos eleitorais pendentes na Polícia Federal. As coisas em Alagoas estão mudando", acredita Paulo Brêda, presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos