Protógenes vai ao Supremo para ficar calado na CPI dos Grampos

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O delegado de Polícia Federal Protógenes Queiroz entrou na tarde desta segunda-feira (30) com habeas corpus preventivo no STF (Supremo Tribunal Federal) para obter o direito de permanecer calado na CPI das Escutas Clandestinas, na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (1º).

Protógenes presta depoimento em 1º de abril

  • Em entrevista exclusiva ao UOL Notícias, o delegado afirmou que não teme ser preso na CPI



De acordo com informações do STF, a defesa de Protógenes pede, liminarmente, que o Supremo garanta um salvo-conduto contra ilegalidades e contra a obrigatoriedade de ele assinar termo de compromisso como testemunha no depoimento.

Os advogados requerem também que seja garantido o direito de Protógenes permanecer calado sem que seja preso por isso, e que tenha assistência de um advogado durante todo o depoimento.

Protógenes conduziu a Operação Satiagraha, na qual foram presos o banqueiro Daniel Dantas, sócio-fundador do Banco Opportunity, o mega-investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, em julho de 2008.

Você acredita nas suspeitas contra Protógenes?



O delegado foi indiciado pelo corregedor da PF Amaro Vieira, que investiga sua atuação na Satiagraha, pelos crimes de violação do sigilo funcional e da Lei de Interceptações.

Afastado no ano passado por supostos excessos na operação, a atuação de Protógenes voltou a ser questionada após publicação de reportagem pela revista "Veja", do dia 7 de março, que o acusa de ter espionado autoridades ilegalmente.

Convocado mais uma vez a prestar depoimento à CPI dos Grampos, o delegado nega as acusações, e prometeu, em entrevista exclusiva ao UOL Notícias, revelar tudo o que sabe à Câmara dos Deputados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos