Líder do PT no Senado critica operação da Polícia Federal

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília

O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), criticou o andamento e a forma como foram divulgadas as informações da Operação Castelo de Areia, deflagrada na última quarta-feira (25). Ele também negou insinuações de que seu partido tenha feito caixa dois com verbas da construtora Camargo Côrrea nas últimas eleições.

Foi divulgado pela PF que PSDB, DEM, PPS, PMDB, PSB, PDT e PP tenham recebido doações ilegais da empresa. O PT não foi citado pela PF no material divulgado na última semana. Ontem, porém, uma reportagem do "Jornal Nacional", da TV Globo, afirmou que foram retirados PT, PV e PTB do relatório final da investigação. Os partidos teriam sido citados em um e-mail enviado por um dos diretores da Camargo Corrêa para um representante da Fiesp.







"No caso do PT, essa suspeição permanente é absolutamente inaceitável", disse Mercadante. Para o senador, isso não pode ser admitido em um estado democrático em que há a presunção da inocência.

Nesta manhã, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, também criticou a atuação da PF. Jefferson afirmou que ao divulgar a operação, a polícia deu um caráter político à questão. Para ele, isso "tiraria o foco" da construção de uma refinaria de petróleo em Pernambuco. A suspeita é que a obra tenha sido superfaturada em quase R$ 9 bilhões. Hoje, a PF afirmou, em nota, que a Operação Castelo de Areia não tem caráter político.

Jefferson e Mercadante criticaram a divulgação dos nomes dos senadores José Agripino (DEM-RN) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Ambos são suspeitos de receber doação irregular da Camargo Corrêa. "Os nomes não deveriam ter sido divulgados antes do fim do processo", disse Mercadante.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos