STF concede a Protógenes direito de não responder a perguntas na CPI dos Grampos

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília

Atualizada às 11h44
O ministro Carlos Alberto Menezes Direito, do Supremo Tribunal Federal, concedeu ao delegado da Polícia Federal Prótogenes Queiroz um habeas corpus preventivo que dá a ele o direito de ficar calado em seu depoimento na CPI dos Grampos.

Protógenes pediu para ficar calado em CPI ao Supremo

  • Em entrevista exclusiva ao UOL Notícias, o delegado afirmou que não teme ser preso na CPI

Na próxima quarta-feira (8 de abril), Protógenes deve prestar novo depoimento na Câmara dos Deputados. Um dos objetivos do novo depoimento, segundo o presidente da Comissão, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), é descobrir possíveis contradições no depoimento anterior prestado pelo delegado da operação Satiagraha.

Protógenes prometeu falar tudo, mas ganhou direito de ficar calado



A decisão de Direito, que atende a pedido da defesa do delegado, livra Protógenes da obrigatoriedade de assinar um termo de compromisso como testemunha do seu depoimento. Ele também garante que um advogado o acompanhe na CPI.

O depoimento de Protógenes estava marcado inicialmente para hoje (1º), mas foi adiado ontem. A intenção de Marcelo Itagiba era deixá-lo o mais próximo do depoimento de Paulo Lacerda, ex-diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Lacerda se encontra em Portugal e ainda não confirmou se prestará depoimento na semana que vem, como quer a CPI.

Você acredita nas suspeitas contra Protógenes?

Protógenes foi responsável pela operação que investigou e prendeu o banqueiro Daniel Dantas, dono do banco Opportunity, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o investidor Naji Nahas. Seu nome foi parar na CPI diante de acusações de que a operação teria recorrido a grampos supostamente ilegais.

Em março, a CPI foi prorrogada devido a novas suspeitas de grampos ilegais levantadas por reportagem da revista "Veja".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos