Lula diz que todas as cidades brasileiras podem participar do 'Minha Casa, Minha Vida'

Lúcia Norcio
Da Agência Brasil
Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (14) que todas as cidades brasileiras poderão participar do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

"Todos os prefeitos, empresas e sindicatos que tiverem bons projetos não deixarão de ser atendidos. O que queremos é construir um milhão de casas", destacou Lula.

Ele fez as declarações ao participar das comemorações dos 110 anos da indústria Klabin - hoje a maior fábrica de papéis do país, em Telêmaco Borba, no Paraná.

FPM
O presidente também afirmou que nenhum prefeito receberá este ano menos recursos do que recebeu no ano passado do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

"O ano passado foi primoroso para o FPM, como foram os últimos cinco anos. As prefeituras acostumaram com crescimentos extraordinários e, com a crise, se assustaram. Só que, neste momento, todos têm que repartir prejuízos. O governo federal está perdendo também. Só que tomamos medidas que nenhum prefeito esperava, que é garantir os recursos de 2008 e repor, mês a mês, o que necessitar. Não queremos ficar bem e os municípios ficarem mal", disse Lula ao visitar a unidade de produção de papéis para embalagem da Klabin.

Segundo Lula, a manutenção do volume de recursos repassado foi garantida porque há o entendimento de que é na prefeitura de cada município que chegam os primeiros problemas de um cidadão. "Agora, perguntem a cada prefeito se, nos últimos dez anos, eles receberam a quantia de recursos dos últimos cinco anos?", indagou Lula.

"Quando essa crise for debelada, podem acreditar, o Brasil vai dar um salto de qualidade em todos os setores, na frente de muitos países", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos