Roseana vai se licenciar do cargo de governadora do MA para tratar de um aneurisma cerebral

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Jackson Lago é afastado e Roseana Sarney toma posse no Maranhão; comente

A ex-senadora Roseana Sarney (PMDB) é diplomada como governadora do Maranhão na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) na manhã desta sexta-feira (17), em substituição a Jackson Lago (PDT), que teve a cassação do mandato confirmada ontem pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)


A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), que assumiu nesta sexta-feira no lugar de Jackson Lago (PDT), anunciou que se afastará do cargo por pelo menos quatro meses para a retirada de um aneurisma cerebral. As informações são do jornal "O Imparcial Online".

O pedido de licença se consumará em 10 ou 15 dias. Essa será a vigésima intervenção cirúrgica a que Roseana se submete. Quem assume o Governo em sua ausência é o ex-governador e atual vice João Alberto Souza (PMDB). Durante pelo menos quatro meses ela estará afastada, segundo informações de sua assessoria de imprensa.

A operação estava marcada para o dia 24 de março, mas Roseana pediu o adiamento para acompanhar o processo de cassação de Jackson Lago pelo TSE.

Daqui só sairemos pela força, diz Lago


Posse
A ex-senadora foi empossada como governadora às 12h35 de hoje na Assembleia Legislativa do Estado. Em seu discurso de posse, Roseana afirmou que tem o "apoio incondicional" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para trazer investimentos para o Maranhão. "Vou repetir as palavras de Lula: 'o Maranhão precisa retomar seu crescimento. Farei tudo para ajudar a Roseana'", disse a nova governadora.

Após a diplomação, Roseana anunciou os seus secretários. Cinco deputados estaduais deixarão a Assembleia Legislativa para assumir cargos. São eles: Hélio Soares, Raimundo Cutrim, Max Barros, César Pires e Ricardo Murad.

Lago permanece na sede do governo
"Eu permanecerei no palácio até o STF julgar as ações que temos lá ou até a Assembleia Legislativa cumprir a Constituição do Maranhão, que repete com a Constituição Nacional, que diz que havendo vacância do cargo de governador na última metade do governo, a Assembleia deve fazer uma eleição indireta e escolher alguém para completar o mandato", diz Lago.
  • Karlos Geromy/O Imparcial

    Roseana é empossada na Assembleia Legislativa


Ainda ontem, após saber da confirmação de sua cassação, Jackson disse: "se nós sairmos daqui, mansamente o povo perde a esperança e será necessário o trabalho de muitas gerações para retornar com a esperança do povo. Não temos o direito de frustrar a esperança do povo. Vamos resistir. Não vamos sair do Palácio dos Leões enquanto não tiver sido julgado todos os recursos no STF, e no próprio TSE contra a outra candidata."

Ontem, 15 deputados estaduais da base aliada decidiram que irão tentar forçar uma eleição indireta na Assembleia, onde só os deputados votam para a escolha do governador. Outros 12 apoiadores de Lago enquanto ele estava no poder já admitem defender Roseana no legislativo local.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos