Deputado encerra greve de fome sem conquistar objetivo

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília

O deputado José Edmar (PR-DF) acabou hoje pela manhã a greve de fome que mantinha desde segunda-feira (20) sem alcançar seu objetivo. Ele pretendia pressionar os outros deputados para que entrasse em pauta uma proposta de emenda à constituição de sua autoria, que cria o imposto único federal, mas não conseguiu ser recebido pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).
  • Diógenis Santos/Agência Câmara

    Parlamentar diz que encerrou protesto por causa do pai



"O motivo do fim da greve foi que meu pai, uma pessoa de 92 anos, esteve ontem comigo e chorou. À noite, ele não dormiu, minha madrasta ligou e disse que ele estava deprimido. Por mim, eu aguentava mais tempo, mas não tenho direito de fazer isso com ele. Ele só tem a mim e a minha irmã como filhos", disse o deputado de 57 anos à reportagem do UOL Notícias.

A greve foi interrompida com "um balde de biscoitos Peta", um tipo de biscoito de polvilho, seguido de um almoço com "chuchu e arroz molhado". Edmar conta que não passou mal e poderia aguentar mais "uns cinco ou seis dias" naquela situação. Durante a greve, ele dormiu no sofá do cafezinho estabelecido atrás do plenário da Casa.

A PEC de sua autoria acaba com o Imposto de Renda e com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Pela proposta, os impostos seriam substituídos pelo Imposto Único Federal (IUF), com uma alíquota de 2%, sendo 1% no crédito e 1% no débito.

"Tem 1 milhão de pais de família que os pais perderam um emprego por causa da crise. Tenho certeza que meu projeto resolveria isso", afirma o deputado. Atualmente, o projeto espera ser pautado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos