Ministério aprova medidas de apoio a brasileiros que trabalham no exterior

Da Agência Brasil
Em Brasília

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aprovou hoje (6) medidas que oferecem apoio aos brasileiros que trabalham no exterior, que estejam retornando ou não ao Brasil.

Entre as ações aprovadas está a criação de mecanismos para que brasileiros moradores no exterior tenham fácil acesso ao saldo e ao saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no Brasil, o controle das agências de recrutamento de mão-de-obra brasileira para o exterior e a implementação de cursos específicos de qualificação para os trabalhadores que retornarem ao Brasil.

As medidas devem alcançar especialmente os brasileiros residentes no Japão, devido à alta concentração de brasileiros trabalhando no país e ao fato de o Japão estar entre os países mais afetados pela crise econômica mundial.

O MTE pretende estabelecer um processo de consultas bilaterais entre Brasil e Japão, especificamente em relação a emprego, com o objetivo de ordenar oficialmente os fluxos migratórios. Ainda para o segundo semestre desse ano, o ministério deseja implementar a Casa do Trabalhador no Japão.

As propostas, recomendadas pelo Conselho Nacional de Imigração (CNIg), foram entregues ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, no dia 27 de abril, durante evento na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo (SRTE/SP).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos