Mangabeira sugere criação de agência para estimular empreendedorismo no Nordeste

Paula Laboissière
Da Agência Brasil
Em Brasília

O ministro da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, afirmou hoje (14) que não há solução para o Brasil sem que os problemas do Nordeste e do semiárido brasileiro sejam resolvidos.

Ao participar de entrevista a emissoras de rádio no programa 'Bom Dia, Ministro', ele destacou que uma das maiores "forças" da região é o empreendedorismo emergente.

Amazônia não pode ser salva pela polícia, afirma ministro

Segundo Mangabeira, isso justifica a necessidade de uma "revolução" no extrativismo local. "O problema prioritário é o controle da terra", afirmou



Para Mangabeira, a criação de uma agência de empreendedorismo possibilitaria o acesso ao crédito, à tecnologia e ao mercado nacional e internacional.

Outra estratégia, segundo o ministro, deve ser retirar do "isolamento" os pequenos municípios nordestinos. Para Mangabeira, obras de infraestrutura desenvolvidas pelo governo na região contribuem para "unificá-la fisicamente."

"Há 50 anos, falta um grande projeto orientador. O Nordeste é o maior órfão do modelo brasileiro de desenvolvimento e não convém ao país que a região se conforme, mas que se rebele."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos