Jucá diz que partidos devem concluir até amanhã indicações para CPI

Marcos Chagas
Da Agência Brasil
Em Brasília

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), informou que até amanhã (21) os partidos devem concluir as indicações para a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Acrescentou que cumprido esse calendário, a CPI já poderia iniciar seus trabalhos na próxima semana.

As discussões agora estão voltadas à indicação de nomes para os cargos de presidente e relator da comissão. A oposição reivindica um desses cargos. Romero Jucá acenou com a possibilidade de um acordo, apesar de criticar a forma como o processo de criação da CPI começou.

"O início desta CPI foi tumultuado, com açodamento para a leitura do requerimento, mas o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), já fez um mea culpa no plenário". Jucá referiu-se ao fato de, na semana passada, os tucanos terem rompido acordo fechado no colégio de líderes para que a comissão fosse instalada somente depois do depoimento do presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, em audiência pública no Senado.

Sobre a possibilidade de o senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA) vir a presidir a CPI, Jucá afirmou que ele é da base de oposição e, sem dúvida, um parlamentar respeitado. Acrescentou que a discussão não é individualizada.

"Nós não estamos analisando nomes, estamos analisando a forma como a base do governo vai atuar nessa questão. Se a forma for fazer entendimento, vamos discutir com a oposição um nome. Se for manter a maioria e com essa maioria exercer a plenitude dos cargos, é claro que aí não sobrará espaço para o entendimento."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos