Em reunião com Lula, Minc reclama da interferência de ministérios na questão ambiental

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) reuniu-se nesta quinta-feira (28) com o presidente Lula para tratar de questões ambientais ligadas a obras em estradas e hidrelétricas. Mas a conversa acabou em reclamações do ministro sobre a interferência de outros ministérios e órgãos governamentais em temas ligados a sua pasta.

"Fui mal-interpretado", diz Minc sobre ataque a ruralistas

No evento promovido pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura) nesta quarta, em Brasília, o ministro teria chamado de "vigaristas" os parlamentares da bancada ruralista do Congresso



"Vários ministros combinavam coisa aqui e depois iam ao Parlamento, cada um com sua machadinha, patrocinar emendas que esquartejavam e desfiguravam a legislação ambiental. Ele disse que isso não era aceitável", afirmou Minc.

Um episódio recente que foi alvo de críticas do ministro do Meio Ambiente foi a MP 452, que tratava de um tema da área econômica e que, durante as discussões na Câmara dos Deputados, foi alterada para incluir a flexibilização do licenciamento ambiental para obras em estradas já existentes. Minc considerou a mudança uma interferência do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), subordinado ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

"Ele (o presidente) disse que iria chamar os ministros", disse Minc. Segundo o ministro do Meio Ambiente, o que é combinado entre os ministros "não dava o direito de cada um - como no caso de um Dnit da vida - ir atrás de um deputado para desfazer tudo aquilo que tinha sido combinado", disse. "Ele concorda que isso não é procedimento correto e tomaria as medidas para isso não mais acontecer. Além disso, ele disse que ia fortalecer a área ambiental".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos