Internautas podem dar sugestões para novo blog do presidente

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

A partir desta segunda-feira (29) a Secretaria de Imprensa da Presidência da República aceitará sugestões de internautas para o novo blog do Planalto, que deverá ser lançado até o final de julho.

Por meio de um questionário, os internautas poderão dar sua opinião tanto sobre o conteúdo como sobre a tecnologia que será utilizada. O objetivo da consulta online é "descobrir as expectativas dos futuros leitores para que sejam definidas as melhores ferramentas de comunicação".

A ideia é disponibilizar o material que hoje é acessado pelos órgãos de imprensa (texto, áudio, vídeo) a todo o público da internet para "informar, explicar e contextualizar ações, decisões e mensagens do governo federal, com a agilidade e a linguagem adequadas aos meios digitais".

O questionário inclui perguntas sobre quais assuntos devem ser abordados, que tamanho os artigos devem ter, além de avaliação sobre uso de licenças e formas de interação com o público. Na parte de tecnologia, uma das perguntas diz que a produção de artigos utilizará ferramentas de código aberto e questiona a importância desta decisão.

A página de consulta aos internautas tem desenho simples e utiliza sinais de pontuação para criar expressões faciais, como sorrisos e piscadelas.

A secretaria de imprensa diz que o Blog do Planalto será um canal de comunicação com uma rede que já atinge cerca de 60 milhões de brasileiros, contando aqueles que têm acesso a computador em escolas, bibliotecas ou lan-houses. "É a essa imensa rede que a Presidência da República pretende se conectar".

O Blog do Planalto é uma de várias ações da Presidência da República para o setor de comunicação. A estratégia inclui ainda uma coluna do presidente Lula voltada a jornais populares e entrevistas para rádios regionais.

O questionário pode ser acessado no endereço http://www.planalto.gov.br/consultablog até o próximo dia 7 de julho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos