Câmara dos Deputados debate panes em serviços da Telefônica

Da Agência Câmara

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizará audiência pública nesta terça-feira (7) para discutir deficiências na prestação de serviços da empresa Telefônica. A intenção é discutir em especial os problemas que levaram às panes ocorridas no serviço de acesso à internet em banda larga (Speedy) e de telefonia fixa nos últimos meses. O debate foi proposto pelo deputado Julio Semeghini (PSDB-SP).

"Esses problemas têm se mostrado recorrentes. No ano passado, por exemplo, o Speedy chegou a ficar inoperante por 36 horas consecutivas. Não é admissível que um serviço dessa relevância e importância seja oferecido com esse nível se susceptibilidade à falhas", afirma o parlamentar.

Semeghini lembra que serviços de saúde, educação, operações financeiras, fiscais e judiciais dependem da internet. A interrupção, segundo ele, além dos prejuízos financeiros, pode colocar em risco a vida dos cidadãos.

Cobrança de investimentos
De acordo com o presidente da comissão, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), é importante avaliar a confiabilidade das redes de telecomunicações que se tornam cada vez mais essenciais para a vida da sociedade brasileira, e cobrar das operadoras os investimentos necessários para garantir a segurança dos serviços prestados nas diversas áreas.

Além do presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, forma convidados para o debate o Superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, o ouvidor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Nilberto Diniz Miranda, o diretor-executivo da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon/SP), Roberto Pfeiffer; e o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Hélio Graciosa.

A audiência está marcada para as 14h30 no plenário 13.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos