MPF e TCU devem conter "crise institucional" no Congresso, diz Transparência Brasil

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) precisam interferir para pressionar o Congresso a publicar mais dados internos e, assim, começar a resolver sua crise de credibilidade junto à população, cobrou nesta segunda-feira a ONG Transparência Brasil. A entidade afirmou que existe uma crise institucional no país e acusou a Câmara dos Deputados e o Senado de não tomarem medidas concretas em favor da ampla divulgação das suas informações.

Em nota, a ONG afirma que o Congresso não tem se esforçado para "investigar os suspeitos, punir os culpados e, mais importante, tomar as medidas preventivas destinadas a evitar a reprodução da criminalidade documentada".

"Tal inércia, aliada ao cinismo das explicações e subterfúgios empregados não só pelos principais suspeitos, mas pelas próprias Mesas Diretoras das Casas, precipitou o Parlamento num abismo de desprestígio junto à população", afirma o texto.

A ONG solicita também que o MPF abra inquérito contra todos os deputados e senadores que tiverem se beneficiado direta ou indiretamente de atos secretos, uso indiscriminado de passagens aéreas e mecanismos de contratação para parentes, amigos e indicados por políticos. Ao TCU, o pedido é de que sejam investigados os gabinetes de todos os deputados e senadores.

A Transparência Brasil diz também que as sucessivas crises políticas geradas por mau uso de recursos públicos afetam a crença dos brasileiros nos principais valores da democracia.

"Os exemplos de malfeitorias cometidas por deputados, senadores e funcionários, bem como por deputados estaduais e vereadores de todo o país, desgastam a confiança do público em relação às instituições parlamentares. É crescente a quantidade de pessoas que se perguntam para quê elas existem e para quê votar", diz o texto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos