Oposição protocola pedido de investigação de denúncia contra Fundação José Sarney no MPF

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou nesta sexta-feira (10), no plenário da Casa, que apresentou à Procuradoria Geral da República pedido de investigação da denúncia de desvio de dinheiro público pela Fundação José Sarney, que fica em São Luís (MA).

"Estive hoje na Procuradoria Geral da República, como prometera ontem, e apresentei o pedido de investigação sobre as responsabilidades do senhor Raimundo Nonato Quintiliano Pereira Filho e outros possíveis envolvidos diante da apropriação de recursos públicos provenientes de patrocínio da Petrobras para o museu José Sarney", disse o senador tucano.

Crise no Senado deve perdurar ao longo do recesso parlamentar, diz colunista

Quintiliano é coordenador de projetos da fundação e integra a equipe executiva, de acordo com o site oficial da instituição.

Além do pedido de investigação no Ministério Público Federal, o documento foi acompanhado de um pedido ao Conselho de Ética para que investigue a conduta do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O pedido também remete à denúncia contra a fundação que leva o nome do peemedebista.

O conselho está inativado desde o início deste ano porque as lideranças partidárias não indicaram seus integrantes. A crise moral que atinge o Senado deve levar à reativação das atividades do conselho.

Oposição pede para MP investigar Sarney

Reportagem do jornal "O Estado de S.Paulo" desta quinta-feira afirma que houve desvio de verba captada com a Petrobras pela Fundação Sarney. O projeto de digitalização do acervo previa a captação de R$ 1,34 milhão. Segundo a denúncia, pelo menos R$ 500 mil teriam sido desviados para empresas fantasmas.

Nesta sexta-feira, o jornal Folha de S.Paulo traz reportagem afirmando que, apesar de negar ligação com a administração do museu, Sarney teria usado poder do seu cargo para ajudar a instituição (assinantes do UOL e da Folha podem ler a reportagem na íntegra).


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos