Lula avisa ministros que gastos de 2010 terão que ser menores

Da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou sua equipe ministerial de que haverá aperto financeiro em 2010. O recado foi dado durante a reunião ministerial em que se discutiu a produção de petróleo na região do pré-sal e a crise financeira durante todo o dia de hoje (13).

Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, Lula disse que os ministros terão de gastar menos em 2010 e que não há espaço para mudar o orçamento e atender a novas demandas.

De acordo com Bernardo, cada pasta terá direito a gastar o limite máximo previsto, sem margem para concessões. Ele disse que os ministérios já foram avisados quanto terão de recursos para 2010.

"Não temos mais condição de fazer nenhuma negociação adicional com os ministérios. Normalmente, em anos anteriores, mandávamos o limite e tinha uma rodada de choro, de reclamações, e a gente conseguia fazer ajustes e melhorar a situação orçamentária da proposta. Alertamos que esse limite é o limite que vamos trabalhar para mandar a proposta do orçamento", afirmou Bernardo, após participar da reunião, na residência oficial da Granja do Torto.

O ministro acrescentou que os recursos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram preservados. Está previsto um volume de investimentos de R$ 22 bilhões em 2010, montante semelhante ao deste ano.

Paulo Bernardo relatou, ainda, que o presidente Lula disse estar "mais otimista com o crescimento da economia do que a própria equipe econômica".

Eleições 2010
O presidente afirmou ainda que quer o mínimo de trocas de ministros por causa das eleições em outubro de 2010.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, quem sair do governo para concorrer a um cargo eletivo, deverá ser substituído pelo secretário-executivo.

Lula cobrou que os ministros deverão cumprir todas as metas de sua pasta. Para o presidente, essa é a melhor estratégia para o governo obter um bom desempenho no pleito do ano que vem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos