PSOL afirma que entrará com ação contra novo presidente do Conselho de Ética do Senado

Do UOL Notícias*
Em São Paulo e Brasília

O PSOL divulgou nesta sexta-feira (17) uma nota afirmando que pretende entrar com uma ação em agosto, após o recesso parlamentar, contra o novo presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ). O senador, aliado do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), foi eleito presidente do conselho na última quarta-feira.

A nota, assinada pelo deputado federal Chico Alencar (RJ), diz que Duque defende os colegas de maneira "descarada". "Além de protocolar uma arguição de suspeição desse presidente de conselho para analisar as representações, pois já manifestou sua posição pela inépcia delas e deve ser impedido de julgá-las, estudamos também uma interpelação judicial à sua excelência, por desrespeito a partido político legalmente constituído e com representação inclusive na Casa onde ele exerce mandato", afirma.

Ontem, Duque se referiu ao PSOL como o partido que "não existe". "É um partido pequeno que ainda não existe, como o PT já foi um dia. Talvez cresça", disse.

O novo presidente do conselho tem recebido críticas por antecipar sua postura no Conselho de Ética, sinalizando que protegerá Sarney durante a análise dos processos contrários ao presidente da Casa. O senador chegou a dizer que não está preocupado com a opinião pública porque ela "flutua".

O Conselho de Ética estava desativado desde o início deste ano, porque os líderes partidários não tinham indicado seus integrantes. A crise no Senado, especialmente as denúncias envolvendo seu presidente, José Sarney (PMDB-AP), forçaram a reativação do conselho.

Já existem duas representações, uma contra Sarney e outra contra Renan Calheiros (PMDB-AL), apresentadas pelo PSOL, e três denúncias contra Sarney, apresentadas por Arthur Virgílio (PSDB-AM), a serem analisadas pelo conselho.

A próxima reunião do Conselho de Ética está marcada para o dia 5 de agosto, quando será eleito o novo vice-presidente e serão discutidas as representações e denúncias contra Sarney e Renan.

* Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos