Cirurgia de Alencar corre bem e está próxima do fim

Do UOL Notícias
Em São Paulo

  • Vice-presidente José Alencar deixou ontem o hospital Sírio Libanês, em SP, onde estava internado desde a noite de 8 de julho para tratamento de câncer


A cirurgia a que o presidente em exercício, José Alencar, está sendo submetido desde as 16h45 desta sexta-feira (24), corre bem até o momento e está próxima do fim. Terminada a operação, o paciente deve seguir para a unidade de terapia intensiva (UTI).

De acordo com o oncologista Paulo Hoff, um dos médicos que atendem Alencar no Hospital Sírio-Libanês, a colostomia - procedimento a que ele está sendo submetido - já havia sido sugerida na cirurgia anterior, feita no dia 9 deste mês, mas ele preferiu não fazê-la na ocasião. Colostomia é um procedimento cirúrgico no qual se faz uma abertura no abdômen para a drenagem das fezes.

Hoff disse que Alencar teve uma obstrução baixa, próxima do reto, provocada por dois tumores. Isso o fez sentir dores no meio da noite e retornar ao hospital na manhã de hoje (24), um dia após ter recebido alta.

Essa será a 15º cirurgia de José Alencar desde que descobriu um câncer, há 12 anos. Na cirurgia do último dia 9, os médicos retiraram grande parte dos diversos tumores presentes na região abdominal.

Ontem, ele saiu do hospital caminhando por volta das 18h50. Sorrindo e demonstrando ânimo, Alencar apareceu no saguão do hospital e iniciou uma entrevista coletiva pouco antes das 19h. "A minha guerra é contra o câncer. Essa última batalha não foi fácil. Estou saindo agora vitorioso dessa batalha, mas a guerra continua", disse.

"Vocês sabem o quanto sou agradecido a todos os que oraram por mim. Foram essas muitas manifestações que me encorajaram. Agradecimentos e imorredouros a todos, desde a equipe médica aos serviçais de limpeza. Quero dar prosseguimento ao meu tratamento nos Estados Unidos. Estamos terminando o segundo ciclo e vamos dar início ao terceiro ciclo do tratamento. Os resultados foram até agora animadores. Isso me deixa confiante mas consciente de que a guerra continua", afirmou.

Alencar disse estar se sentindo bem, mas afirmou que permaneceria em São Paulo por mais três ou quatro dias para finalizar o tratamento médico pós-cirúrgico.




* com Agência Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos