José Alencar segue na UTI após nova cirurgia; vice-presidente conversa normalmente, diz boletim

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizado às 14h35
  • Vice-presidente José Alencar deixou o hospital Sírio Libanês, em SP, na última quinta-feira, mas teve que retornar ao local no dia seguinte


Após ser submetido a mais uma cirurgia na tarde de sexta-feira (24), o vice-presidente José Alencar passa bem e segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Segundo boletim divulgado na tarde deste sábado (25), "o paciente encontra-se disposto e conversando normalmente, estando com todos os sinais vitais preservados". O vice-presidente está sob os cuidados dos médicos Paulo Hoff, Raul Cutait, Ademar Lopes e Roberto Kalil Filho.

Alencar foi operado durante cerca de quatro horas e meia para corrigir uma semi-obstrução do intestino grosso identificada na altura do reto. Os médicos fizeram uma colostomia, procedimento em que parte do intestino é ligado a uma sonda externa para passagem do material fecal.

Ao fim da operação, a equipe médica afirmou estar "satisfeita com o resultado", pois Alencar "reagiu muito bem ao procedimento". De acordo com o oncologista Paulo Hoff, a colostomia já havia sido sugerida na cirurgia anterior, feita no dia 9 deste mês, mas o vice-presidente preferiu não fazê-la na ocasião.

Hoff disse que Alencar teve uma obstrução baixa, próxima do reto, provocada por dois tumores. Isso o fez sentir dores no meio da noite e retornar ao hospital na manhã de sexta-feira, um dia após receber alta de outra cirurgia.

Essa é a 15ª cirurgia do vice-presidente desde que ele descobriu um câncer, há 12 anos. Na cirurgia do último dia 9, os médicos retiraram grande parte dos diversos tumores presentes na região abdominal.

Na última quinta-feira, ele saiu do hospital caminhando. "A minha guerra é contra o câncer. Essa última batalha não foi fácil. Estou saindo agora vitorioso dessa batalha, mas a guerra continua", disse na ocasião.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos