José Alencar deixa hospital em SP e volta a afirmar que "a guerra continua"

Rodrigo Bertolotto
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizado às 12h52



O vice-presidente José Alencar deixou o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por volta das 12h05 desta terça-feira (4). Alencar segue ainda hoje para o Centro Oncológico MD Anderson, em Houston, nos Estados Unidos, onde dará prosseguimento a um tratamento experimental contra o câncer.

"Eu estou saindo de mais uma batalha, mas consciente de que estou em uma guerra contra o câncer. A guerra continua", afirmou aos jornalistas na saída do hospital. "Tenho que dar continuidade a este tratamento experimental. Estamos esperançosos que este medicamento seja eficaz", disse, referindo-se ao tratamento nos EUA.

O medicamento que será utilizado no tratamento não é comercializado fora dos EUA, portanto Alencar deve ir até o centro oncológico em Houston para recebê-lo. O vice-presidente também passará por novos exames antes de retornar ao Brasil amanhã, quando deve descansar em São Paulo por mais três dias.

  • Ayrton Vignola/Folha Imagem

    Vice-presidente deixa o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após receber alta nesta terça

Na saída do hospital, Alencar estava sorridente, o que levou o seu médico Raul Cutait a avaliar que "o vice-presidente saiu bem disposto".

Questionado sobre a crise no Senado, Alencar não quis comentar a situação do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). "É uma casa do Poder Legislativo, e nós não podemos nos intrometer. É uma briga deles. Agora, é uma coisa lastimável, porque nós precisamos fortalecer a democracia". Alencar disse ainda que Sarney "possui todas as condições para optar bem" sobre a renúncia ou não.

O vice-presidente está internado desde o dia 24 de julho, quando foi submetido a uma cirurgia para desobstruir o intestino. Os médicos fizeram uma colostomia, procedimento em que parte do intestino é ligado a uma sonda externa para passagem do material fecal.

Essa é a 15ª cirurgia de Alencar desde que ele descobriu um câncer, há 12 anos. Antes, no dia 9 de julho, ele já havia sido internado para a remoção de tumores na região do abdômen.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos