Lula duvida que Dilma tenha pedido aceleração de processo contra Sarney a ex-secretária da Receita

Do UOL Notícias *
Em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (10) duvidar que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tenha pedido à ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira que o processo de investigação contra o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fosse acelerado - o que seria um recado para engavetar o caso.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Lina declarou que Dilma fez o pedido em uma conversa privada entre elas no fim do ano passado. Sarney é pressionado por vários colegas para deixar a presidência do Senado e corre risco de ter reabertos processos contra ele no Conselho de Ética da Casa.

"Quem construiu essa fantasia, essa história, em algum momento, vai ter que dizer que foi um ledo engano", afirmou Lula em Quito, antes de embarcar para o Brasil após reunião com líderes sul-americanos.

"Sem ter conversado com a Dilma sobre o assunto de ontem para hoje, duvido que a Dilma tenha mandado recado ou conversado com qualquer pessoa a esse respeito, não faz parte da formação política da Dilma."

Lula reiterou que cabe ao Senado resolver a crise política gerada pela série de denúncias de irregularidades envolvendo Sarney. "O Senado tem maioridade e tem instrumentos para fazer as investigações que entender que deva fazer e para apurar o que bem entender", completou.

"Não cabe a um presidente da República ficar dando palpite nas instâncias de investigação e de julgamento do Senado - seria presunção demais da minha parte", disse Lula.

O presidente insistiu que pessoas eleitas legitimamente não podem perder seus cargos a cada denúncia, sem conclusão do processo de investigação. "Se a gente começar a atropelar os instrumentos democráticos que nós mesmos criamos, todos nós perdemos, essa é a minha lógica."

Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos