Oposição desiste de recorrer contra Calheiros para concentrar 'ofensiva' contra Sarney

Claudia Andrade*
Do UOL Notícias
Em Brasília

Atualizado às 21h15

A oposição protocolou nesta segunda-feira (10) recursos contra o arquivamento de quatro acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pelo Conselho de Ética da Casa. O PSOL, que apresentou representações contra Sarney e também contra o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu concentrar-se no atual presidente.

"Era confusão demais. Temos que nos concentrar para ver se acontece alguma coisa", justificou o senador José Nery (PSOL-PA).

Como o PSOL não tem representantes no Conselho de Ética, o recurso foi assinado por parlamentares da oposição que compõem o colegiado. Assinaram o documento os senadores do DEM Demóstenes Torres (GO), Heráclito Fortes (PI), Eliseu Resende (MG) e os tucanos Marisa Serrano (MS) e Sérgio Guerra (PE).

Além da representação do PSOL, que pedia investigações sobre os atos secretos editados na Casa nos últimos 14 anos, a oposição também recorreu contra o arquivamento de três denúncias apresentadas pelo líder do PSDB, Arthur Virgilio (AM). Elas pediam a abertura de investigação de Sarney por suspeita de favorecimento de empresa de seu neto em operações de empréstimos consignados aos servidores da Casa; de interferência a favor da fundação que leva seu nome; e de se utilizar do mandato para facilitar os convênios da Fundação José Sarney com a Petrobras.

As quatro acusações foram arquivadas pelo presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), em reunião realizada na quarta-feira passada. Outros sete pedidos de investigação contra Sarney foram arquivados por Duque na sexta-feira. O prazo para recorrer destas sete acusações vai até a próxima quarta.

Os recursos devem ser votados pelo plenário do conselho. A oposição, em minoria, espera contar com votos de senadores petistas que fazem parte do colegiado para reverter o arquivamento. Além do senador João Pedro (AM), titular do conselho, o PT conta com os suplentes Delcídio Amaral (MS) e Ideli Salvatti (SC).





* Com informações da Folha Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos