Campanha presidencial de Marina Silva não focará apenas meio ambiente, diz Gabeira

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília

Atualizado às 16h25

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou nesta quarta-feira (12), após almoço com a senadora Marina Silva (PT-AC), que se ela se transferir para o PV para disputar a Presidência da República em 2010 o meio ambiente não será seu único mote da campanha.

Gabeira fala sobre candidatura de Marina

"A questão ambiental terá um grande peso na campanha, mas não será monotemática", disse Gabeira após almoçar com a ex-ministra. Ela também deve abordar outras questões, como direitos humanos e políticas sociais na eventual disputa pelo Palácio do Planalto.

Marina foi ministra do Meio Ambiente por seis anos durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula Silva e é conhecida por sua militância na área desde antes de ser uma das fundadoras do PT, em 1982.

A saída de Marina do PT ainda não está confirmada. Mas, segundo Gabeira, já é hora de conversar sobre a campanha apesar das incertezas.

"Conversamos já sobre a campanha. Vai que há uma campanha? Não podemos deixar para mais tarde", afirmou.

Segundo Gabeira, diversas pessoas já procuraram individualmente o partido com o desejo de apoiar a candidatura de Marina. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi uma delas.

O deputado afirmou que o PV não tem um plano B caso Marina decida permanecer no PT, mas garantiu que o partido terá um candidato único à Presidência da República de qualquer maneira.

A decisão deve ocorrer até o dia 30 de setembro para que Marina se candidate pelo novo partido. "Ela disse que necessita de um tempo íntimo para a escolha", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos