Ao contrário de Serra, Aécio admite que viaja para fazer política

Marco Bahe
Especial para o UOL Notícias
No Recife

Os dois são governadores de Estados importantes e ambos são pré-candidatos à Presidência da República pelo PSDB. Mas enquanto o governador de São Paulo, José Serra, nega que suas últimas viagens pelo país tenham conotação eleitoral, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, admite que não sai de casa se não for para fazer política.

Serra já viajou três vezes ao Nordeste apenas neste mês: primeiro foi a Pernambuco, depois à Bahia e, hoje, esteve em Alagoas. "Não há conotação política... meu interesse aqui não é político. É uma ação de Estado. Definição do partido, só no ano que vem. Sou só um dos nomes possíveis", afirmou o governador paulista em Maceió.

Já as declarações de Aécio Neves, também nesta sexta-feira (14), no Recife, foram bem diferentes. "Não faço a menor questão de evitar (conotação política da visita) por uma razão muito simples: eu, enquanto governo do Estado, tenho minhas responsabilidades administrativas em Minas Gerais, mas, enquanto agente político, enquanto homem público, eu tenho também a responsabilidade de construir um projeto de Brasil para o futuro", afirmou.

"O grande desafio, seja do meu partido, o PSDB, ou de outras forças políticas que estão ao nosso lado é demonstrar a partir de agora ao cidadão comum, ao cidadão de Pernambuco, do Nordeste e de outras regiões do Brasil, que nós temos um projeto melhor do que esse que está aqui", complementou o governador mineiro.

Aécio viaja ainda este mês ao Rio Grande do Norte e ao Ceará. Serra vai a Sergipe. Tanta dedicação ao Nordeste é compreensível: o PSDB obteve na região os piores resultados eleitorais nos últimos pleitos. É também no Nordeste que o presidente Lula tem aprovação beirando os 90% em alguns Estados, como Pernambuco.

O PSDB ainda não decidiu se irá escolher seu candidato em uma prévia eleitoral, quando votariam todos os que se filiaram ao PSDB antes de dezembro de 2008, ou se em uma reunião da direção do partido, como ocorreu nas últimas eleições. Aécio quer prévias. Serra defende consenso no ninho tucano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos