MST prepara manifestações em frente ao Congresso e a ministérios

Pedro Peduzzi
Da Agência Brasil
Em Brasília

Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) acampados em Brasília já chegaram à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, após se juntarem aos sindicalistas que os aguardavam na Torre de TV. Segundo a representante da coordenação nacional do movimento Marina dos Santos, estão previstas paradas para manifestações em frente a alguns ministérios.

"Provavelmente faremos manifestações em frente ao Congresso Nacional e aos ministérios da Agricultura, de Minas e Energia, da Fazenda, do Planejamento e do Desenvolvimento Agrário", informou. A integrante da coordenação nacional do MST disse que considerou positiva a reunião com ministros, realizada no dia 12. "O governo cedeu a nossa pauta e demonstrou interesse por encontrar soluções para implantá-la, ainda que tenha apresentado dificuldades decorrentes da crise", disse.

Segundo Marina, ficou combinado que o governo apresentará a posição na terça-feira (18). "O que nos deixou decepcionados é que eles [o governo] receberam nossa pauta como se fosse nova, o que não é verdade", completou.

Além das pautas defendidas pelo MST - assentamento imediato de 90 mil famílias acampadas; atualização do índice de produtividade da terra; e o descontingenciamento de R$ 800 milhões retidos do orçamento destinado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) - a marcha, que conta com a participação de entidades sindicais, reivindica a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos