Na terceira visita ao Nordeste neste mês, Serra volta a negar campanha

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Notícias
Em Maceió

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), participou de uma maratona de solenidades em Maceió (AL) na tarde desta sexta-feira (14). Em sua terceira visita ao Nordeste somente em agosto, o presidenciável negou que a rota tenha interesses eleitorais. No dia 1º, Serra participou de missa em homenagem a Luiz Gonzaga, em Exu (PE) e na última segunda-feira (10) esteve em Salvador (BA) para assinar um termo de cooperação fiscal com o Estado.
  • Beto Macário/UOL

    José Serra (PSDB) cumprimenta pessoas que o aguardavam em Maceió. Em sua terceira visita ao Nordeste somente em agosto, o presidenciável negou que a rota tenha interesses eleitorais


Serra negou que as visitas tenham cunho eleitoral e afirmou que as parcerias estão "derrubando barreiras fiscais". "Não há conotação política. Esses acordos estão sendo fechados com vários Estados do Nordeste, como Bahia, Ceará e Pernambuco. Sergipe será o próximo em breve", disse.

Ao contrário de Serra, Aécio admite que viaja para fazer política

Em conversa com a imprensa, o governador de SP fugiu de temas ligados à eleição de 2010. Indagado sobre as constantes visitas dele e do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), à região, Serra afirmou que não há clima de pré-disputa interna no partido. "Não há combinação e meu interesse aqui não é político. É uma ação de Estado. Definição do partido, só no ano que vem. Sou só um dos nomes possíveis", disse. Assim como Serra, Aécio também visitou alguns Estados nordestinos nas últimas semanas.

Sobre uma possível candidatura da senadora Marina Silva à presidência, Serra foi irônico. "Sapo de fora não chia. Não dou palpites. Tenho minhas opiniões, mas não cabe levá-las a público", afirmou.

Já sobre a receptividade do nordestino ao seu nome, o governador paulista disse que não vê diferença com o que já acontece no Estado que governa. "Não tem diferença, a recepção é sempre boa. São Paulo tem 10 milhões de nordestinos", destacou. Durante discurso, o presidenciável fez questão de elogiar a "recepção calorosa" que recebera dos alagoanos.

Serra cumprimentou todos que o aguardavam na chegada a Maceió e distribui acenos e sorrisos. Fazendo questão de mostrar simpatia, o governador explicou que a visita a Alagoas foi motivada pela importância de convênios assinados. "O que mais me trouxe aqui foi a questão da Nota Fiscal Alagoana. Alagoas é o segundo Estado que adota o modelo iniciado em São Paulo. Esse programa traz grandes benefícios aos consumidores e ao Estado", ressaltou.

Coube ao governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), fazer a propaganda de Serra no Estado. Em discurso, Vilela - ex-presidente nacional do PSDB - citou a quebra de patente dos remédios usados no tratamento da AIDS, realizada quando Serra era ministro da Saúde. "É uma marca sua, Serra. Avançar quando as pessoas acham que não têm mais para onde ir", discursou.

Acordos
Serra assinou convênios da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para transferência de tecnologia à Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas). Atolada em dívidas, a empresa alagoana recebeu R$ 25 milhões a título de "cooperação técnica". Segundo a Casal, o valor será investido para redução de perdas.

"Esse programa prevê redução de perdas nos próximos cinco anos. É com essa economia que vamos pagar a Sabesp", afirmou Álvaro Menezes, vice-presidente de operações da Casal. Segundo o próprio Serra, "é um investimento de risco".

Em seguida, o governador de SP entregou prêmios a consumidores alagoanos sorteados pelo Programa Nota Fiscal Alagoana. Por fim, assinou um acordo de cooperação entre as imprensas oficiais dos dois Estados.

Essa é a terceira vez, nos últimos 12 meses, que Serra vai a Alagoas. Em novembro de 2008, ele recebeu a Medalha Marechal Deodoro Fonseca e participou do lançamento da Nota Fiscal Alagoana. Dois meses antes, ele esteve na inauguração do portal da transparência, lançado pelo governo estadual.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos