Serra lidera corrida ao Planalto, mostra pesquisa Vox Populi

Da Redação
Em São Paulo

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a corrida pela Presidência da República de acordo com a pesquisa Vox Populi divulgada pelo Jornal da Band na noite desta terça-feira (18). O tucano alcançou 30% das intenções de voto. O partido ainda não decidiu se o candidato do PSDB será Serra ou o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

Em segundo lugar aparece a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 21%. Dilma é a preferida do presidente Luiz Inácio da Silva para sucedê-lo.

Em seguida vem o deputado federal Ciro Gomes (PSB) com 17% das intenções de voto. Lula prefere que Ciro concorra ao governo de São Paulo, mas o deputado ainda não bateu o martelo. Em quarto lugar aparece Heloisa Helena, presidente nacional do PSOL, com 12%.

Sem Ciro na disputa, José Serra continua em primeiro, com 36%, seguido mais uma vez por Dilma, que aparece com 24%. Em terceiro vem Heloisa Helena,com 16%.

Sem Ciro e com Aécio como candidato do PSDB, Dilma passa para a primeira posição e atinge 25%. Nesse cenário, Aécio aparece em seguida, com 21% e, em terceiro lugar, vem Heloísa Helena, com 18%.

Com Ciro Gomes e Aécio Neves na disputa, a candidata do PT consegue 21%. Ela empata com Ciro, que atinge 20%, contra 17% de Aécio. Nesse cenário, Heloisa Helena aparece em 12%.

A pesquisa Vox Populi foi realizada sem levar em consideração o nome da senadora Marina Silva (PT-AC). O Partido Verde convidou a petista para ingressar no partido e concorrer ao Planalto. Marina ainda não respondeu quando e se vai mudar para o PV.

A margem de erro da pesquisa Vox Populi/Band é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos dois mil eleitores em 24 Estados entre 31 de julho e 4 de agosto.

Datafolha
Pesquisa Datafolha publicada pela Folha de S.Paulo no último domingo também mostra liderança do governador de São Paulo. Pelo Datafolha, José Serra - quando é o candidato do PSDB - também lidera a corrida pelo Planalto, com 37% das intenções de voto.

Dilma também aparece em segundo lugar, com 16%, empatada tecnicamente com Ciro, que atingiu 15%. No Datafolha, Marina Silva atinge apenas 3% das intenções de voto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos