PT perde com saída de Marina, diz Minc

Da Agência Brasil
Em Brasília

Sucessor de Marina Silva no ministério do Meio Ambiente, Carlos Minc disse nesta quinta-feira (20) que considera uma perda para o PT a saída da senadora Marina Silva do partido. Ele, no entanto, avalia que a possível candidatura de Marina à Presidência da República em 2010 seria positiva para aumentar e reforçar o debate ambiental no país.

"Do ponto de vista partidário, do ponto de vista do governo, há uma perda porque ela tem um legado, uma representatividade, mas do ponto de vista do debate ambiental, todos os partidos e candidatos vão ter que se posicionar em relação a esse assunto. O debate ambiental ganha, mas o PT e o governo perdem com a saída dela", disse antes de participar de um evento para discutir a criação de empregos verdes.

Minc disse ainda que o ideal é que esse debate pudesse ser feito pela senadora Silva dentro do próprio PT. O ministro afirmou que é "companheiro" de Marina Silva há 25 anos e que a gestão que tem atualmente no ministério é de continuidade dos principais programas de Marina. Carlos Minc assumiu a pasta com a saída de Marina Silva que deixou o cargo após discordãncias dentro do governo sobre concessão de licenças ambeintais.

Ontem (19), Marina Silva anunciou que deixa o PT após 30 anos de filiação partidária. Ela estuda entrar para o PV, que quer lançá-la candidata à presidência da República em 2010.

O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, se reuniu na manhã de hoje (20) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que os dois não trataram da desfiliação de Marina Silva do PT, mas que o governo lamenta o fato.

"Evidentemente que lamentamos. Todos nós individualmente e no conjunto, mas respeitamos [a decisão]", disse ao deixar o colóquio Empregos Verdes e Construções Sustentáveis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos