Para Marina Silva, PT enfrenta "grave confusão entre partido e governo"

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

A senadora Marina Silva afirmou nesta sexta-feira (21) que o PT enfrenta "uma grave confusão entre partido e governo e entre governabilidade necessária e legítima e governabilidade a qualquer custo".

Marina trará debate sobre aquecimento global, diz FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) disse nesta sexta-feira (21) que a saída da senadora Marina Silva do PT só diz respeito ao próprio partido, mas que uma possível candidatura dela ao Planalto vai obrigar outros candidatos a debater temas como aquecimento global e desenvolvimento sustentável.

Ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, Marina anunciou nesta semana sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores. Ela falou com os jornalistas após o discurso do senador Aloizio Mercadante (SP) no qual ele comunicou que permaneceria na liderança da bancada petista no Senado.

"Imagino que a crise é profunda e o partido vai se debruçar sobre ela para dar o devido tratamento. Eu concordo com o que disse o senador Cristovam (Buarque, do PDT-DF) de que a saída do senador Mercadante com certeza o ajudaria a liderar esse processo internamente. Mas quero me reservar o direito de falar pessoalmente com ele", afirmou Marina Silva, que cumprimentou Mercadante antes de o senador iniciar seu pronunciamento nesta sexta.

Questionada se a decisão de Mercadante minimizaria sua saída do partido e a do senador Flávio Arns (PR), a senadora disse que, no seu entendimento, "não minimiza, só agrava". Ponderou, no entanto, que a decisão deve ter sido difícil. "Conhecendo sua trajetória, é um sacrifício muito alto para ele, sua história e sua militância política."

"Todos os partidos têm problemas, mas um partido como o PT tem uma trajetória que não pode de maneira alguma ser secundada em função de questões conjunturais e às vezes de pragmatismos exacerbados", acrescentou Marina Silva, que poderá se filiar ao PV até o final deste mês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos