Cabral e Hartung vão a Brasília pedir a Lula adiamento de pré-sal

Flávia Villela
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Rio de Janeiro entrega 96 apartamentos do PAC

Sérgio Cabral entregou mais três blocos com 96 apartamentos em um condomínio no complexo de favelas do Alemão, feitos com verba do PAC, mas não aceitou a sugestão de alguns moradores da região para cercar a construção com um muro.


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), disse que vai a Brasília no próximo domingo (30), em companhia do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, para pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que adie o lançamento do novo marco regulatório do pré-sal, marcado para a próxima segunda-feira (2) em Brasília.

Cabral reafirmou ainda nesta quinta-feira (27) que não vai comparecer ao evento e disse que o projeto "vai na contramão das atitudes do presidente Lula".

"O presidente é o homem da tolerância, do diálogo e eu tenho certeza que ele vai rever esse projeto, que é desconhecido pela sociedade. Eu, por exemplo, não conheço esse projeto e para mim ele é o antônimo do presidente", enfatizou o governador após participar da entrega de 96 apartamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade.

Cabral disse que conversou por telefone com o presidente Lula durante a manhã e que ele [o presidente] se mostrou surpreso em saber que o projeto de regulamentação da exploração do pré-sal não tenha sido apresentado ao governador do Rio de Janeiro.

"É perigoso implantar um projeto feito entre quatro paredes. É preciso tranqüilidade para tratar de uma questão tão relevante para o país", afirmou Cabral.

Além de Cabral, os governadores do Espírito Santo, e de São Paulo, José Serra, se opõem às novas regras na arrecadação de royalties e participações especiais do petróleo. Os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo respondem por mais de 80% da produção nacional do petróleo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos